Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26866
Title: | A retextualização do gênero piada para o gênero histórico em quadrinhos: um relato de experiência. |
Other Titles: | The retextualization of the joke genre to the historical genre in comics: an experience report. |
???metadata.dc.creator???: | SOUSA, Milena Caju Lacerda de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | PAIVA, Hérica Pereira. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | OLIVEIRA, Rose Maria Leite de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | ARRAIS, Maria Nazareth de Lima. |
Keywords: | Retextualização;Gêneros textuais;Ensino fundamental - 6º ano;Ensino de língua portuguesa;Linguística Textual;Retextualization;Textual genres;Elementary school - 6th year;Language teaching portuguese;Textual Linguistics |
Issue Date: | 30-Aug-2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUSA, Milena Caju Lacerda de. A retextualização do gênero piada para o gênero histórias em quadrinhos: um relato de experiência. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho tem como tema central a prática de retextualização nas aulas de português em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Por se tratar de uma atividade comum no cotidiano dos falantes, retextualizar gêneros textuais facilita o aperfeiçoamento das nossas habilidades sócio comunicativas. O objetivo geral dessa pesquisa é relatar a experiência da prática de retextualização dos gêneros textuais piada e história em quadrinhos nos estudos de leitura, compreensão e produção textual nas aulas de Língua Portuguesa, em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Para atingir esse objetivo, destacamos a Linguística Textual e seu papel na adoção do texto como eixo de ensino; discutimos sobre a importância da fala e da escrita nas interações sociais, descrevemos uma experiência de retextualização do gênero piada para o gênero História em Quadrinho. As discussões aqui realizadas fundamentaram-se, sobretudo, nos estudos realizados por Marcuschi (2010), Fávero e Koch (2005) e Soares (2005). A metodologia é ex-post facto, dado que esta pesquisa se propôs a realizar uma investigação bibliográfica a fim de traçar uma relação entre as discussões realizadas sobre as questões do estudo de gêneros a partir da retextualização e a prática em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental. Este trabalho foi desenvolvido a partir de duas etapas: a primeira, destina-se à investigação de conceitos importantes, tais como texto, ensino, gêneros textuais, oralidade, escrita e retextualização; a segunda, por sua vez, apresenta e detalha um relato de experiência vivenciada durante as atividades realizadas na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado III. Como resultado, pudemos observar que o exercício de retextualização criou um ambiente privilegiado para o debate e análise de gêneros orais e escritos. Além disso, retextualizar contribuiu significativamente para que o discente percebesse que a língua está em constante criação, reformulação, readaptação. |
Abstract: | The present work has as its central theme the practice of retextualization in Portuguese classes in the 6th grade of the Elementary School. As it is a common activity in the daily life of speakers, retextualizing textual genres facilitates the improvement of our sociocommunicative skills. The general objective of this research is to show how the practice of retextualization of the textual genres joke and comic in Portuguese classes, in a 6th Elemmentary School class. In order to achieve this goal, we highlighted Textual Linguistics and its role in adopting the text as a teaching axis; we discussed about the importance of speaking and writing in the social interections; we described an experience of retextualization from the joke genre to the comic genre. The discussions held here were based, mostly, on studies accomplished by Marcushi (2010), Fávero and Koch (2005) and Soares (2005). The methodology is ex-post facto, given that this research proposed to realize a bibliographic investigation in order to draw a relationship between the discussions carried out on the issues of the study of genres from the retextualization and the practice in a 6th year class of the Elementary School. This work was developed in two stages: the first was intended to investigate important concepts, such as text, teaching, textual genres, orality, writing and retextualization; the second, in turn, presents and details an experience report during the activities experienced in the discipline of Supervised Curricular Internship III. As a result, we could observe that the exercise of retextualization created a privileged environment for the debate and analysis of oral and written genres. In addition, retextualizing significantly contributed to the student's understanding that the language is in constant creation, reformulation, readaptation. |
Keywords: | Retextualização Gêneros textuais Ensino fundamental - 6º ano Ensino de língua portuguesa Linguística Textual Retextualization Textual genres Elementary school - 6th year Language teaching portuguese Textual Linguistics |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Letras - Língua Portuguesa. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26866 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MILENA CAJU LACERDA DE SOUSA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2022.pdf | Milena Caju Lacerda de Sousa. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2022. | 737.79 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.