Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26476
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCUNHA, A. R. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2028569247290648pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Daise Lilian Fonseca.
dc.contributor.advisor1IDDIAS, D. L. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4229082666899564pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Francisco Francimar Alves de.
dc.contributor.referee2SALDANHA, Diana Maria Leite Lopes.
dc.description.resumoUm dos objetivos desta dissertação é debater questões relacionadas à leitura, formação de leitores e ensino de literatura. Com base em nossa prática docente, temos como problemática o desinteresse dos alunos pelos textos literários propostos pela escola. Partindo desse pressuposto, objetivamos construir uma proposta pedagógica com vistas à promoção do letramento literário, por meio de uma sequência didática, com o gênero ficção científica, para o 9º ano do Ensino Fundamental, partindo de um conto de Edgar Allan Poe, “Os fatos no caso de M. Valdemar” (1845). Nesse contexto, será realizado um levantamento de questões teóricas que auxiliem no desenvolvimento da proposta de intervenção, com vistas a fundamentar também as atividades propostas relacionadas à análise de elementos estéticos de textos literários de ficção científica. Acreditamos que o trabalho com sequência básica é uma ferramenta eficaz para promover o letramento literário e desenvolver o hábito leitor, além disso, a temática de ficção científica é por demais apreciada pelos alunos do Ensino Fundamental, sobretudo graças ao cinema e suas adaptações de obras desta estética. Para levar a efeito tal empreitada, contamos com o aporte teórico de Cosson (2007), Soares (2012), Orlandi (2006), Kleiman (1999), Bamberger (1986), Marcuschi (2004), Koch (2013), PCN (2013), BNCC (2017), dentre outros. As discussões e proposta de trabalho aqui apresentadas se constituem em um valioso instrumental para o professor estimular o prazer da leitura literária dos alunos, juntamente com a promoção do letramento literário sistemático que só a escola pode oferecer.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleSequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano.pt_BR
dc.date.issued2021-04-26
dc.description.abstractOne of the objectives of this dissertation is to debate issues related to reading, training of readers and teaching literature. Based on our teaching practice, we have as a problem the students' lack of interest in the literary texts proposed by the school. Based on this assumption, we aim to build a pedagogical proposal with a view to promoting literary literacy, through a didactic sequence, with the genre science fiction, for the 9th grade of Elementary School, based on a short story by Edgar Allan Poe, “The Facts in the Case of M. Valdemar” (1845). In this context, a survey of theoretical issues will be carried out to assist in the development of the proposed intervention, with a view to also supporting the proposed activities related to the analysis of aesthetic elements of science fiction literary texts. We believe that basic sequence work is an effective tool to promote literacy literature and develop the reading habit, in addition, the science fiction theme is much appreciated by elementary school students, especially thanks to the cinema and its adaptations of works of this aesthetic. To carry out such an undertaking, we rely on the theoretical contribution of Cosson (2007), Soares (2012), Orlandi (2006), Kleiman (1999), Bamberger (1986), Marcuschi (2004), Koch (2013), PCN (2013), BNCC (2017), among others. The discussions and work proposal presented here constitute a valuable instrument for the teacher to stimulate the pleasure of students' literary reading, together with the promotion of systematic literary literacy that only the school can to offer.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26476
dc.date.accessioned2022-07-29T12:29:19Z
dc.date.available2022-07-29
dc.date.available2022-07-29T12:29:19Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSequencia didáticapt_BR
dc.subjectFicção cientificapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectLiterary literacypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectFollowing teachingpt_BR
dc.subjectScience fictionpt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCUNHA, Alanna Rodrigues Neri.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDidactic sequence with science fiction literature: intervention proposal for the 9th grade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCUNHA, Alanna Rodrigues Neri. Sequência didática com literatura de ficção científica: proposta de intervenção para o 9º ano. 2021. 101f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALANNA RODRIGUES NERI CUNHA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2021.pdfAlanna Rodrigues Neri Cunha. Dissertação PROFLETRAS. 2021. 1.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.