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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/3978979706015737pt_BR
dc.creator.LattesBRUNO, J. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesAMARAL, M. G. B.;pt_BR
dc.contributor.referee1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.referee2CUNHA , Ane Cristine Hermínio.-
dc.description.resumoO presente trabalho focalizou a temática da interlocução entre Neurociência e Educação. Teve por objetivo geral analisar como as descobertas científicas oriundas da Neurociência podem contribuir para melhorar a aprendizagem escolar das crianças que se encontram em processo de alfabetização. Os objetivos específicos são: entender como os estímulos internos, desencadeados por um processo motivacional podem influenciar ou não no processo de aprendizagem das crianças; compreender como os estímulos externos, propiciados pela mediação docente podem potencializar o processo de aprendizagem na alfabetização; refletir como as emoções podem contribuir ou não para a aprendizagem escolar. Aspectos metodológicos: a pesquisa realizada foi o tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa. Desenvolvida numa turma de 2º ano, numa escola municipal, da cidade de Santa Helena- PB. Para a produção dos dados foi utilizado um diário de campo. Foram considerados: a oralidade e os textos escritos dos alunos no período de 23 de setembro a 15 de dezembro de 2021. Em virtude do regime de ensino remoto das escolas, não foi possível fazê-la de maneira presencialmente, então, a investigação foi realizada por meio de ambientes virtuais. Sendo as atividades aplicadas através das plataformas do Google Meet e WhatsApp. Também se obteve dados por meio de fotografias e um diário de campo com o registro das atividades realizadas durante a pesquisa. Resultados: As informações oriundas da Neurociência são relevantes no processo de ensino e, sobretudo, para que os educandos possam aprender melhor. Deve-se considerar também que a motivação da criança e a mediação propiciada pelo educador, são requisitos fundamentais para que o processo de alfabetização seja alcançado satisfatoriamente. E, tudo isso contribui no desenvolvimento integral dos educandos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleNeurociência aplicada ao processo de alfabetização.pt_BR
dc.date.issued2022-03-28-
dc.description.abstractThe present work focused on the issue of dialogue between Neuroscience and Education. Its general objective was to analyze how the scientific discoveries arising from Neuroscience can contribute to improve the school learning of children who are in the literacy process. The specific objectives are: to understand how internal stimuli, triggered by a motivational process, can influence or not the children's learning process; understand how external stimuli provided by teacher mediation can enhance the learning process in literacy; reflect on how emotions may or may not contribute to school learning. Methodological aspects: the research carried out was an action-research type, with a qualitative approach. Developed in a 2nd year class, in a municipal school, in the city of Santa Helena-PB. A field diary was used to produce the data. The following were considered: the students' orality and written texts from September 23 to December 15, 2021. Due to the remote teaching regime of schools, it was not possible to do it in person, so the investigation was carried out through virtual environments. The activities being applied through Google Meet and WhatsApp platforms. Data were also obtained through photographs and a field diary recording the activities carried out during the research. Results: Information from Neuroscience is relevant in the teaching process and, above all, so that students can learn better. It should also be considered that the child's motivation and the mediation provided by the educator are fundamental requirements for the literacy process to be satisfactorily achieved. And all this contributes to the integral development of students.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26348-
dc.date.accessioned2022-07-13T12:36:01Z-
dc.date.available2022-07-13-
dc.date.available2022-07-13T12:36:01Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNeurociênciapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectNeurosciencept_BR
dc.subjectChild educationpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectMediationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRUNO, Janete Machado.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNeuroscience applied to the literacy process.pt_BR
dc.identifier.citationBRUNO, Janete Machado. Neurociência ao processo de alfabetização . 2022. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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