Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BEZERRA, D. V. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1624561411963700 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Kássia Mota de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, K. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0194297219413716 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | JOCA, Alexandre Martins. | - |
dc.contributor.referee2 | COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves. | - |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso apresenta uma pesquisa sobre literatura infantil com afrodescendentes protagonistas dos personagens, compreendendo suas possíveis contribuições para o fortalecimento e construção indenizatória de afrodescendentes meninas no ensino fundamental Escola, voltando-se para a discussão de questões relacionadas à construção da identidade negra na infância e no espaço, e mapeando obras literárias infantis que abordam o tema identidade negra. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa exploratória. abordagem, tendo como ponto de partida a revisão de literatura na área da educação e étnico-racial relações, bem como obras de literatura infantil que abordam o tema da étnico-racial questões. Nessa perspectiva, para um estudo mais detalhado, os textos da foram analisados os seguintes autores: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); França (2017); Brasil (2018); Campos (2019); Ipiranga (2019) e algumas obras infantis como Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) e Ganchos (2018). Este trabalho entende que a literatura infantil traz consigo o dinamismo das culturas existentes, permitindo que as crianças desenvolvam a imaginação, conheçam diferentes culturas, entrem em contato com conceitos e valores que implicam positivamente na construção de suas ideias. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022-04-06 | - |
dc.description.abstract | This course conclusion work presents a research about children's literature with Afrodescendant characters protagonists, understanding their possible contributions to the strengthening and indemnity construction of Afrodescendant girls in Elementary School, turning to the discussion of issues related to the construction of black identity in childhood and in space, and mapping children's literary works that address the theme of black identity. This is a bibliographical research, with an exploratory qualitative approach, having as a starting point the literature review in the area of education and ethnicracial relations, as well as works of children's literature that address the theme of ethnicracial issues. In this perspective, for a more detailed study, the texts of the following authors were analyzed: Gomes (2002, 2003, 2008) Martins (2004); Lima (2005), Moura (2005); Kamei; (2014); Carvalho (2015); Melo (2016); France (2017); Brazil (2018); Fields (2019); Ipiranga (2019) and some children's works such as Rampazo (2018); Machado (1986); Brito (2019) and Hooks (2018). This work understands that children's literature brings with it the dynamism of existing cultures, allowing children to develop imagination, get to know different cultures, get in touch with concepts and values that positively imply the construction of their ideas. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/26126 | - |
dc.date.accessioned | 2022-07-01T18:31:03Z | - |
dc.date.available | 2022-07-01 | - |
dc.date.available | 2022-07-01T18:31:03Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Meninas negras | pt_BR |
dc.subject | Protagonistas afrodescendentes | pt_BR |
dc.subject | Children's literature | pt_BR |
dc.subject | black identity | pt_BR |
dc.subject | black girls | pt_BR |
dc.subject | Afro-descendant protagonists | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BEZERRA, Daniele Vieira. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Literature and identity: construction and empowerment of black girls. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Daniele Vieira. Literatura e identidade: construção e fortalecimento e étnico de meninas negras. 2022. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELE VIEIRA BEZERRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2022.pdf | Daniele Vieira Bezerra. Monografia Pedagogia. CFP 2022. | 16.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.