Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, S. M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685560780312575pt_BR
dc.contributor.advisor1CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1IDCASTRO, O. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3485957168495828pt_BR
dc.contributor.referee1CORDEIRO, Maria Paula Jacinto.
dc.contributor.referee2SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo demonstrar que a Arte pode servir como suporte lúdico – didático no aprimoramento leitura/escrita da Língua Portuguesa e através de suas múltiplas linguagens ir além, podendo contribuir no ensino aprendizagem como processo pedagógico inovador e interdisciplinar envolvendo as demais áreas de conhecimento. A partir de uma experiência prática educativa no Ensino Fundamental II, no Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, o estudo propõe formas de otimizar a aquisição de conhecimentos no domínio linguístico por meio de um trabalho multidisciplinar com alunos do 6º ao 9º ano. A pesquisa tem fundamentação teórica em estudos que reforçam a importância das expressões artísticas: Teatro, Dança, Música e Artes Visuais na melhor prática da Língua Mãe. Em sua dimensão metodológica caracteriza - se por ser de pesquisa ação, com abordagem exploratória e qualitativa. Objetiva – se como resultado, uma mediação pedagógica no campo da leitura assimilativa de conhecimentos e de linguagens a partir de expressões artísticas. Essas atividades foram registradas em um DVD intitulado “Linguartculando”, sistematizadas com depoimentos de professores e alunos e com oficinas nas linguagens da arte, a fim de estimular a inspiração pedagógica de professores da rede básica de ensino. As ações colocam em evidência as artes e a Língua Portuguesa as quais apontam possibilidades de amadurecimento interpretativo do professor nas diversas dimensões do aprender que se constroem em sala de aula pelas mãos unidas de professores e seus alunos, gestores e comunidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleA arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa.pt_BR
dc.date.issued2016-12-09
dc.description.abstractThe present dissertation aims to demonstrate that Art can serve as a playful - didactic support in the improvement of reading / writing of the Portuguese Language and through its multiple languages ​​to go beyond, being able to contribute to teaching and learning as an innovative and interdisciplinary pedagogical process involving the other areas of knowledge. knowledge. Based on a practical educational experience in Elementary School II, at Colégio Estadual Jutahy Magalhães – Juazeiro/BA, the study proposes ways to optimize the acquisition of knowledge in the linguistic domain through multidisciplinary work with students from the 6th to the 9th grade. The research has theoretical foundations in studies that reinforce the importance of artistic expressions: Theater, Dance, Music and Visual Arts in the best practice of the Mother Language. In its methodological dimension, it is characterized by being action research, with an exploratory and qualitative approach. It aims - if as a result, a pedagogical mediation in the field of assimilative reading of knowledge and languages ​​from artistic expressions. These activities were recorded in a DVD entitled “Linguartculando”, systematized with testimonies of teachers and students and with workshops in the languages ​​of art, in order to stimulate the pedagogical inspiration of teachers in the basic education network. The actions highlight the arts and the Portuguese language, which point to possibilities of interpretive maturation of the teacher in the different dimensions of learning that are built in the classroom by the united hands of teachers and their students, managers and community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25541
dc.date.accessioned2022-06-07T17:33:15Z
dc.date.available2022-06-07
dc.date.available2022-06-07T17:33:15Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectArte - suporte lúdico - didáticopt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectArt - playful - didactic supportpt_BR
dc.subjectTeaching learningpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectwritingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Sheyla Maria Lopes da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeArt as an instrument of expression of languages ​​and ludic-didactic support in the teaching of the Portuguese language.pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Sheyla Maria Lopes da. A arte como instrumento de expressão das linguagens e suporte lúdico - didático no ensino da língua portuguesa. 2016. 114f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SHEYLA MARIA LOPES DA COSTA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2016.pdfSheyla Maria Lopes da Costa. Dissertação PROFLETRAS. 2016. 3.14 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.