Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25470
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, M. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1587726556477554pt_BR
dc.contributor.referee1MARQUES, Moama Lorena de Lacerda.
dc.contributor.referee2SOUSA, Elri Bandeira de.
dc.description.resumoO texto literário configurasse como uma das mais importantes fontes de colaboração na formação de leitores, já que é portador de qualidade estética e faz uso especial da linguagem. A leitura do texto literário tem se mostrado efetiva para o desenvolvimento intelectual do ser humano, como um instrumento valioso para formação de leitores críticos e o despertar da sensibilidade e humanização dos indivíduos. Nesse sentido, é primordial reconhecer que a relevante função de formar leitores, normalmente atribuída à escola, seja empreendida por meio da leitura desses textos, carregados de saberes sobre o homem e o mundo, e que, proporcionam experiências intensas ao leitor. Esta pesquisa parte da reflexão sobre a importância da leitura literária no processo de formação de leitores, desde as séries iniciais até a consolidação de leitores autônomos, tendo em vista a formação de cidadãos independentes, ativos e com poder de discernimento perante a sociedade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada e abordagem qualitativa. Objetivamos discutir o gênero fábula como instrumento para despertar o gosto pela leitura literária nos anos iniciais do ensino fundamental (5° ano), a fim de contribuir com o crescimento intelectual do aluno e formarmos leitores proficientes. Buscamos discutir aspectos relacionados à literatura infantil, sua ligação com a escola e apresentar a proposta do uso de fábulas como componente para a formação de leitores desde os anos iniciais do Ensino Fundamental, para isso, apresentamos como produto da pesquisa um caderno pedagógico com sequências didáticas baseadas no modelo de sequência básica de Cosson (2018), como suporte aplicável em turmas das séries iniciais do Ensino Fundamental (5º ano). A fábula é um dos mais antigos gêneros literários e, por vias da oralidade, muito antes do desenvolvimento da escrita, já circulava em praticamente todas as culturas, tendo sido usado para fins diversos. Por ser um gênero curto, que traz moralidades, foi facilmente englobado no universo da literatura infantil e usado para fins pedagógicos. Nosso aporte teórico tem como base as concepções de Dezotti (2018), Oliveira (2011), Coelho (2000), Zilberman (2004), Cosson (2018), Soares (2013), Matos e Sorsy (2009),Costa (2003), Aguiar (2013), Cardematori (1986), Bagno (2006), Alves (2007), Sole (1998), Orlandi (2012), Kleiman (1989), Frantz (2011), dentre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleLeitura de fábulas na formação do leitor literário: caderno pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano).pt_BR
dc.date.issued2021-04-30
dc.description.abstractThe literary text is one of the most important sources of collaboration in the formation of readers, since it has an aesthetic quality and makes special use of language. The reading of the literary text has been effective for the intellectual development of the human being, as a valuable instrument for the formation of critical readers and the awakening of the sensitivity and humanization of individuals. In this sense, it is essential recognize that the relevant function of forming readers, normally attributed to the school, is undertaken through the reading of these texts, loaded with knowledge about man and the world, and that provide intense experiences to the reader. This research starts from the reflection on the importance of literary reading in the process of formation of readers, from the initial series to the consolidation of autonomous readers, with a view to the formation of citizens independent, active and with power of discernment before society. This is a bibliographic research, of an applied nature and qualitative approach. We aim to discuss the fable genre as an instrument to awaken the taste for literary reading in the early years of elementary school (5th year), in order to contribute to the student's intellectual growth and to form proficient readers. We seek to discuss aspects related to children's literature, its connection with the school and to present the proposal of the use of fables as a component for the formation of readers since the early years of Elementary School, for that, we present as a product of the research a pedagogical notebook with didactic sequences based on Cosson's basic sequence model (2018), as a support applicable to classes in the initial grades of Elementary School (5th year). The fable is one of the oldest literary genres and, through orality, long before the development of writing, it was already circulating in practically all cultures, having been used for different purposes. Because it is a short genre, which brings moralities, it was easily included in the universe of children's literature and used for pedagogical purposes. Our theoretical contribution is based on the concepts of Dezotti (2018), Oliveira (2011), Coelho (2000), Zilberman (2004), Cosson (2018), Soares (2013), Matos and Sorsy (2009), Costa (2003) , Aguiar (2013), Cardematori (1986), Bagno (2006), Alves (2007), Sole (1998), Orlandi (2012), Kleiman (1989), Frantz (2011), among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25470
dc.date.accessioned2022-06-03T17:39:05Z
dc.date.available2022-06-03
dc.date.available2022-06-03T17:39:05Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectFábulaspt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectLeitura literáriapt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectChildren's literaturept_BR
dc.subjectfablespt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectLiterary textpt_BR
dc.subjectLiterary readingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Luciana da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading fables in the formation of the literary reader: pedagogical notebook for the initial years of Elementary School (5th year).pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Luciana da. Leitura de fábulas na formação do leitor literário: caderno pedagógico para os anos iniciais do Ensino Fundamental (5º ano). 2021. 113f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCIANA DA SILVA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS. 2021.pdfLuciana da Silva. Dissertação PROFLETRAS. 2021. 17.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.