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dc.creator.IDhttp://lattes.cnpq.br/4895187029469785pt_BR
dc.creator.LattesNEVES, U. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.referee2NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou analisar o fenômeno da violência que ocorre no ambiente escolar contra os docentes, tendo como indagação norteadora a seguinte pergunta: considerando que os casos de violência contra professoras e professores estão cada vez mais frequentes no ambiente escolar brasileiro, como esse fenômeno é percebido e enfrentado pelos docentes? Para dar sustentação teórica à pesquisa, nos fundamentamos em autores como Abramovay (2006; 2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Schelb (2016), Ristum (2001; 2004; 2010), Minayo (1993) e Oliveira (2014), entre outros. Considerando a complexidade do fenômeno, optamos por realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual compõe o referencial teórico, e uma pesquisa de campo com quatro docentes da cidade de PombalPB. A ferramenta usada para coletar os dados consistiu em um questionário composto por sete perguntas abertas, totalizando vinte e oito respostas. Para tratar os dados coletados, fizemos uso da Análise de Conteúdo, conforme a concepção de Laurence Bardin. Os resultados do estudo sobre as percepções docentes apontam para uma constância do fenômeno da violência no cotidiano escolar, em suas diversas formas: violência física, verbal, contra o patrimônio, agressividade e falta de limites por parte dos alunos. Nos foi possível perceber que a proveniência das violências deriva de conflitos intrafamiliares, bullying, consumo de conteúdo midiático inapropriado, postura do docente na sala de aula, violência na sociedade, entre outros fatores. Também notamos que o principal caminho para enfrentar o problema é investir no diálogo e na construção de uma forte legislação que vise proteger os professores vítimas de violências no exercício de suas funções e punir os agressores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleEmergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente.pt_BR
dc.date.issued2022-03-17-
dc.description.abstractThe present work sought to study the phenomenon of violence that occurs in the school environment against teachers, having as a question the following question: Considering that teachers study violence against and teachers are increasingly frequent in the Brazilian school environment, how is this phenomenon and assistance by teachers? To support the research, based on authors such as Abramovay (2006; 2015), Charlot (2002), Golarte (2010), Arendt (2013), Schelb (2016), Ristum (2001;2004; 2010), Minayo (1993) and Oliveira (2014), among others. Thinking about the complexity of the phenomenon, we chose to carry out a field too research with four teachers from the city of PombalPB. The twenty tools displayed for the data consist of total, one consisting of seven questions displayed and displayed. To process the data, I use Content Analysis, as created by Laurence Bardin. The results of the study, against the lack of students, manifest themselves for physical, verbal violence and their property limits. In no study of teachers from family acts to acts of violence, we were able to see that proven violence from violence derived from other family acts in the classroom, bullying, consumption of other family acts in the classroom, in, society. We also realized that the main way to face the problem is to invest in dialogue allied to strong legislation that aims to protect teachers and punish aggressors.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24260-
dc.date.accessioned2022-03-31T20:28:09Z-
dc.date.available2022-03-31-
dc.date.available2022-03-31T20:28:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectViolência contra docentespt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectViolence at Schoolpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectViolence against teacherspt_BR
dc.subjectIndisciplinept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNEVES, Ulisses de Souza.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEmergence and experiences of violence against teachers in the school environment in the teaching conception.pt_BR
dc.identifier.citationNEVES, Ulisses de Souza. Emergência e vivências da violência contra professores no ambiente escolar na concepção docente. 2022. 80f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2022.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

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