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dc.creator.IDSILVA, M. Q.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5888405920608940pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Hérica Paiva.-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Hérica Paiva.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0140741349526284pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA , Mércia Cavalcanti da.-
dc.contributor.referee2PINTO, Zuleide Pereira dos Santos.-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo desenvolver as habilidades linguísticas da modalidade oral para a escrita, através de uma prática de retextualização, trazendo para o texto os conhecimentos prévios do aluno, como também, sua cultura e seus valores. Nesta perspectiva compreendemos os conceitos de texto e textualidade atrelados a linguística textual bem como o processo de retextualização do gênero cordel para o conto. Para tanto nos fundamentamos principalmente nos trabalhos desenvolvidos por Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013), Soares (2004), Kleiman (2005), Rojo (2012) entre outros. Por se tratar de uma pesquisa bibliográfica, baseada em livros, textos acadêmicos escritos e virtuais, partimos de uma abordagem qualitativa que visa compreender como ocorre o processo de retextualização da oralidade para a escrita. Pensando na dificuldade de se trabalhar a escrita, em sala de aula e de como os alunos comungam desta mesma dificuldade, propomos uma atividade a ser realizada numa turma do 9º ano do Ensino Fundamental II, a respeito da retextualização do gênero cordel para o gênero conto sob uma perspectiva de letramento. No intuito de trabalharmos esse processo de retextualização, despontamos do texto base, que é o cordel, e a partir da compreensão adquirida é que partiremos para o processo de transformação em que produziremos o conto. Diante dessas observações percebemos a importância de inserirmos a escrita nas escolas, através dos gêneros textuais, como um processo de aquisição de conhecimento e de construção de novos textos, em que seja levado em consideração, não somente os conteúdos estudados em sala, mas também os conhecimentos prévios de cada aluno. Desta forma consideramos o trabalho com a retextualização um relevante papel social que, aliado aos gêneros textuais torna-se uma grande criadora de mentes pensantes, críticas em contextos situados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA retextualização do gênero cordel para o conto: uma prática de letramento.pt_BR
dc.date.issued2016-10-14-
dc.description.abstractThis work aims to develop the language skills of oral modality for writing, hrough a practice retextualization, bringing for text prior knowledge of the student, as ell as, its culture and its values. In this perspective we understand the concepts of text and textuality linked to text linguistics and the retextualization process of genre twine for the tale. For so much, we base mainly in work developed by Marcuschi (2008; 2010), Koch (2013), Soares (2004), Kleiman (2005), Rojo (2012) among others. Because it is a literature search based on books written academic texts and virtual, we start from a qualitative approach with aims of understand how is the retextualization process of orality to writing. Thinking about difficulty in work the writing in the classroom and how students they share this same difficulty, we propose an activity to be carried out in a class of 9th grade of elementary school II, about the string twine retextualization to the genre tale under a literacy perspective. In order to work this process retextualization, despontamos text based, which is the line, and from the understanding gained is that we leave to the transformation process that will produce the tale. Given these observations we realize the importance of inserting writing in schools, through the genres, as a process of knowledge acquisition and construction of new texts, where it is taken into consideration, not only the contents studied in class, but also the prior knowledge of each student. Thus we consider working with retextualization an important social role, coupled with textual genres becomes a great creative minds of thinking, critical in situated.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23878-
dc.date.accessioned2022-03-16T19:35:13Z-
dc.date.available2022-03-16-
dc.date.available2022-03-16T19:35:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTextos literáriospt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectHabilidades linguísticaspt_BR
dc.subjectCordel para contopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectLiterary textspt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectLanguage skillspt_BR
dc.subjectStory twinept_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Moanna Queiroga da-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe retextualization of the cordel genre for the short story: a literacy practice.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Moanna Queiroga da. A retextualização do gênero cordel para o conto: uma prática de letramento. 2016. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
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MOANNA QUEIROGA DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2016.pdfMoanna Queiroga da Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2016.1.64 MBAdobe PDFView/Open


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