Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23862
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SILVA, Abdoral Inácio da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, A. I.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839519539144588pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva.-
dc.contributor.referee2SOUSA , José Wanderley Alves de.-
dc.description.resumoA língua portuguesa no Brasil vem tomando diferentes aspectos, formas, frutos de mudanças históricas e sociais, pois a língua é uma “coisa” viva em constante transformação. Pensando nas convenções que a língua portuguesa tem intermediado historicamente para a fala do indivíduo, convenções vistas nos materiais didáticos, como o livro didático, por exemplo; este trabalho tem como objetivo analisar o conteúdo de fonética e fonologia do livro didático de L.P do 7º ano do ensino fundamental, dos autores Willian Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães. Tal abordagem possui uma imensa importância para nós enquanto professores da língua materna, porque nos permite conhecer melhor como estão sendo abordados determinados conteúdos no Livro didático. Para verificar essas questões, optou-se pela revisão bibliográfica sobre o tema, tomando como base elementar os pressupostos teóricos de autores, como: BIDERMAN (2002), OLIVEIRA (1999), TEYSSIER (2007). Como resultado desta pesquisa, foi possível compreender que a evolução histórica da língua emprega hoje novas possibilidades de abordagem, de compreensão e de uso, considerando muitos aspectos, particularidades, tais como regionalismo, o coloquialismo e padrões formais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleOs caminhos da língua portuguesa no Brasil: as abordagens da fonética e da fonologia no livro didático do 7º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2017-05-13-
dc.description.abstractThe Portuguese language in Brazil has been taking different aspects, forms, fruits of historical and social changes, since language is a living thing in constant transformation. Thinking about the conventions that the Portuguese language has historically intermediated for the speech of the individual, conventions seen in didactic materials, such as the textbook, for example; this work aims to analyze the phonetic and phonological content of the didactic book of L.P of the 7th year of elementary school, by the authors Willian Roberto Cereja and Thereza Cochar Magalhães. Such an approach is of immense importance to us as teachers of the mother tongue, because it allows us to better understand how certain contents are approached in the textbook. In order to verify these questions, we opted for the bibliographical revision on the subject, taking as basic basis the theoretical presuppositions of authors, such as: BIDERMAN (2002), OLIVEIRA (1999), TEYSSIER (200). As a result of this research, it was possible to understand that the historical evolution of the language now employs new possibilities of approach, understanding and use, considering many aspects, particularities such as regionalism, colloquialism and formal patterns.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23862-
dc.date.accessioned2022-03-16T13:59:41Z-
dc.date.available2022-03-16-
dc.date.available2022-03-16T13:59:41Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFonéticapt_BR
dc.subjectFonologiapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa ­- ensinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPhoneticspt_BR
dc.subjectPhonologypt_BR
dc.subjectPortuguese language - teachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Jaqueline Alexandre.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe paths of the Portuguese language in Brazil: phonetics and phonology approaches in the 7th grade elementary school textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Jaqueline Alexandre. Os caminhos do ensino da língua portuguesa no Brasil: as abordagens da fonética e da fonologia no livro didático do 7º ano do ensino funadmental. 2017. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JAQUELINE ALEXANDRE SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdfJaqueline Alexandre Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2017.442.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.