Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7465344341052741pt_BR
dc.contributor.advisor1MACHADO, Viviane Guidotti.-
dc.contributor.advisor1IDGUIDOTTI, Viviane.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3021482192977577pt_BR
dc.contributor.referee1PIRIS, Aparecida Carneiro.-
dc.contributor.referee2DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.description.resumoA pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.pt_BR
dc.date.issued2020-12-18-
dc.description.abstractThe research focuses on the use of Information and Communication Technologies in the classroom. From this theme arose the problem: how are Information and Communication Technologies used as a pedagogical practice in the Early Years? And the general objective of the research was: To analyze how teachers use Information and Communication Technologies in the teaching and learning process in the early years of the Initial Years of Elementary School in a public school in the city of Sousa-PB. The research methodology had a qualitative approach, two questionnaires were prepared in Google Form, one for teachers and another for school management. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2016). From the data analysis it was possible to understand that the few resources available in the school the teachers used as teaching methods, even in an interdisciplinary way, since some equipment needed maintenance, and that had not been made for a while, this harmed the use, since they wasted a lot of time trying to fix them. About the organization of pedagogical literacy practices with the use of Information and Communication Technologies at school, the interviewees spoke in a more superficial way, explained that planning takes place weekly, and use technological support tools following the supervisor's guidelines.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815-
dc.date.accessioned2022-03-10T17:59:24Z-
dc.date.available2022-03-10-
dc.date.available2022-03-10T17:59:24Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologiespt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInitial Yearspt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInformation and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CLÁUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdfCláudia Stephanny Saraiva Campos de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2020. 340 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.