Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7465344341052741 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | MACHADO, Viviane Guidotti. | - |
dc.contributor.advisor1ID | GUIDOTTI, Viviane. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | PIRIS, Aparecida Carneiro. | - |
dc.contributor.referee2 | DANTAS, Nozângela Maria Rolim. | - |
dc.description.resumo | A pesquisa tem como foco o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação em sala de aula. A partir desse tema surgiu a problemática: como as Tecnologias da Informação e da Comunicação são utilizadas como prática pedagógica nos Anos Inicias? E o objetivo geral da pesquisa foi: Analisar como os professores utilizam as Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Sousa-PB. A Metodologia da pesquisa teve uma abordagem qualitativa, foi elaborado dois questionários no Google Formulário, um para professores e outro para a gestão da escola. A análise dos dados foi fundamentada pela Análise de Conteúdo de Bardin (2016). A partir da análise de dados foi possível compreender que os poucos recurso disponíveis na escola as professoras utilizavam como métodos de ensino, mesmo que forma interdisciplinar, visto que, alguns equipamentos precisavam de manutenção, e que não eram feitos há um tempo, isso prejudicava a utilização, já que, perdiam muito tempo tentando consertá-los. Sobre a organização das práticas pedagógicas de alfabetização com o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação na escola, os entrevistados falaram de uma forma mais superficial, explicaram que o planejamento ocorre semanalmente, e utilizam ferramentas de apoio tecnológico seguindo orientações da supervisora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | As Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2020-12-18 | - |
dc.description.abstract | The research focuses on the use of Information and Communication Technologies in the classroom. From this theme arose the problem: how are Information and Communication Technologies used as a pedagogical practice in the Early Years? And the general objective of the research was: To analyze how teachers use Information and Communication Technologies in the teaching and learning process in the early years of the Initial Years of Elementary School in a public school in the city of Sousa-PB. The research methodology had a qualitative approach, two questionnaires were prepared in Google Form, one for teachers and another for school management. Data analysis was based on Bardin's Content Analysis (2016). From the data analysis it was possible to understand that the few resources available in the school the teachers used as teaching methods, even in an interdisciplinary way, since some equipment needed maintenance, and that had not been made for a while, this harmed the use, since they wasted a lot of time trying to fix them. About the organization of pedagogical literacy practices with the use of Information and Communication Technologies at school, the interviewees spoke in a more superficial way, explained that planning takes place weekly, and use technological support tools following the supervisor's guidelines. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23815 | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-10T17:59:24Z | - |
dc.date.available | 2022-03-10 | - |
dc.date.available | 2022-03-10T17:59:24Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Information and Communication Technologies | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Initial Years | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Information and Communication Technologies in the process of teaching and learning in the Early Years of Elementary School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Cláudia Stephanny Saraiva Campos de. As tecnologias da Informação e da comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CLÁUDIA STEPHANNY SARAIVA CAMPOS DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2020.pdf | Cláudia Stephanny Saraiva Campos de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2020. | 340 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.