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dc.creator.IDSILVA, F. J. T.
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4399357612908040
dc.contributor.advisor1SILVA, Everton Vieira da.
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/4274801533745465pt_BR
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, E. V.pt_BR
dc.contributor.referee1SALES, Luciano Leal de Morais.
dc.contributor.referee2CUNHA, Fernando Antônio Portela da.
dc.description.resumoA utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) têm se tornado recursos cada vez mais indispensáveis no contexto educacional, pois podem contribuir significativamente na interação entre docente e discente, no sistema avaliativo, ou seja, pode auxiliar em todo o processo de ensino de aprendizagem. Para o ensino de Química, diversas TDIS’s podem ser encontradas, com destaque para os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem (LVA) que pode auxiliar no caráter prático e experimental da referida componente curricular. Nesse contexto, objetivou-se identificar LVA’s disponíveis nas plataformas digitais, avaliando suas possibilidades de aplicações em aulas experimentais de Química. Para isso, realizou-se uma revisão de literatura através de artigos disponíveis em bancos de dados como o Google Acadêmico, Scielo, Periódico da Capes, além de buscas em sites relacionados à sowftare de LVA disponíveis gratuitamente para downloads e/ou utilização on-line. Após identificação, os LVA’s foram avaliados quanto a usabilidade; acessibilidade; atividades didáticas proposta; requisitos de utilização e interface do ambiente. Em seguida, procedeu-se a elaboração de uma proposta de aula com uso do recurso direcionado ao 1º ano do ensino médio. Foram encontrados seis LVA’s, onde apenas três estão disponibilizados gratuitamente. Baseado nos critérios estabelecidos indicam o Chemistry Lab como LVA satisfatório para elaboração da proposta de aula, que consistiu em preparar uma solução de 100 mL de HCl na concentração de 0,1 mol.L-1. Por fim, constatou-se que os Laboratórios Virtuais de Aprendizagem podem corroborar positivamente para o desenvolvimento de uma aula de Química experimental, tendo em vista que a abordagem experimental potencializa a aprendizagem e em algumas instituições não é possível aplicada por falta de LF.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqQuímica.pt_BR
dc.titleLaboratórios virtuais de aprendizagem em Química: possibilidades de aplicações.pt_BR
dc.date.issued2021
dc.description.abstractThe use of Digital Information and Communication Technologies (TDIC) has become increasingly indispensable resources in the educational context, as they can significantly contribute to the interaction between teacher and student, in the evaluation system, that is, it can assist in the entire teaching process. of learning. For the teaching of Chemistry, several TDIS’s can be found, with emphasis on the Virtual Learning Laboratories (LVA) which can assist in the practical and of the said curricular component. In this context, the objective was to identify LVA’s available on digital platforms, evaluating their possibilities of applications in experimental chemistry classes. For this, a literature review was carried out through articles available in databases such as Google Scholar, Scielo, Capes Periodical, in addition to searches on sites related to LVA software available for free to download and / or use online. . After identification, the LVA’s were assessed for usability; accessibility; proposed didactic activities; usage requirements and environment interface. Then, a lesson proposal was elaborated with the use of the resource directed to the 1st year of the high school. Six LVA’s were found, where only three are available for free. Based on the established criteria, they indicate the Chemistry Lab as satisfactory LVA for the elaboration of the lesson proposal, which consisted of preparing a solution of 100 mL of HCl in the concentration of 0.1 mol.L-1. Finally, it was found that the Virtual Learning Laboratories can positively corroborate for the development of an experimental Chemistry class, considering that the experimental approach enhances learning and in some institutions it is not possible to apply it due to lack of LF.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22756
dc.date.accessioned2021-12-23T13:34:33Z
dc.date.available2021-12-23
dc.date.available2021-12-23T13:34:33Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectLaboratórios virtuaispt_BR
dc.subjectAbordagem experimentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTDICspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectAulapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectvirtual laboratoriespt_BR
dc.subjectApproach experimentalpt_BR
dc.subjecteducationpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectClasspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Francisco José Tavares da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeVirtual learning labs in Chemistry: application possibilities.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Francisco José Tavares da. Laboratórios virtuais de aprendizagem em Química: possibilidades de aplicações. 2021. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
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