Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
Title: A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB.
Other Titles: School management and teaching practice in teaching Geography: the case of Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Jeová da Nóbrega.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: RAMALHO, Maria do Socorro.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos.
Keywords: Gestão escolar;Ensino de Geografia;Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB;Professores de Geografia;Prática docente - Geografia;Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID;PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência;Formação docente - Geografia;Ambiente escolar;Espaço escolar;School management;Teaching geography;Itan Pereira School - Campina Grande - PB;Geography Teachers;Teaching practice - geography;Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology;PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program;Teacher training - Geography;School environment;School space
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Jeová da Nóbrega. A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. 2018. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho irá abordar as relações da gestão com a qualidade da prática do professor de geografia no espaço escolar. Com o objetivo geral de compreender quais as interferências da gestão no desenvolvimento do ensino de geografia pelo docente. E como objetivos específicos, identificar as práticas dos professores que sofrem interferências por parte da gestão; analisar as ações adotadas pela gestão para o melhor funcionamento do ambiente escolar, e compreender como essa relação gestão/docente pode contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos para realização desta pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros e artigos para entender o posicionamento de especialistas da área de educação, a respeito da dinâmica do espaço escolar. No segundo momento, foi feita uma análise crítica da organização do ambiente escolar a partir da minha observação no espaço da escola e de uma análise do projeto político pedagógico elaborado pela instituição de ensino, com a finalidade de compreender qual a filosofia e as práticas utilizadas pela a gestão para o funcionamento da escola. Além disso, foram elaborados questionários aplicados durante as entrevistas à Gestora, ao Professor de Geografia e a uma Bolsista do programa PIBID do curso de Geografia da UFCG que atua na escola, para obter informações para entender a relação da gestão com a prática docente na escola e identificar se os elementos existentes na organização do espaço escolar podem contribuir ou não para o desenvolvimento educacional. Por fim, nos resultados desta pesquisa é possível constatar que uma gestão atuante e comprometida com a organização do espaço escolar, contribui efetivamente para o desenvolvimento do ensino de Geografa.
Abstract: What a job you can have with the quality of geography teacher in the school space. In order to understand the difficulties inherent in the teaching of geography by the teacher. As specific requirements, such as interference by the company; analyze those adopted to manage the functioning of the school environment, and understand how this tool can contribute to the development of Geography teaching. As the methodological procedures for the exercise of this research, was a bibliographical research through books and articles to identify the specialist in the area of education, respect for the dynamics of school space. At the moment, a critical critique of the organization of school hours was made, with the purpose of understanding the pedagogical process elaborated by the educational institution, with the purpose of understanding the philosophy and the practices one for the functioning of the school. In addition, questionnaires were developed during the interviews with the Manager, along with the Professor of Geography and the Scholarship holder of the geography studies program of the UFCG. "Existing data in space organization may or may not contribute to educational development. Finally, the results of this research are possible to work and commit to the schooling of school space, so that the development of Geography teaching.
Keywords: Gestão escolar
Ensino de Geografia
Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB
Professores de Geografia
Prática docente - Geografia
Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID
PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Formação docente - Geografia
Ambiente escolar
Espaço escolar
School management
Teaching geography
Itan Pereira School - Campina Grande - PB
Geography Teachers
Teaching practice - geography
Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociology
PIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Program
Teacher training - Geography
School environment
School space
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEOVÁ DA NÓBREGA LIMA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfJeová da Nóbrega Lima - TCC Artigo Lic Geografia CH 2018.533.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.