Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, J. N.pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.referee1RAMALHO, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Sérgio Murilo dos Santos.
dc.description.resumoO presente trabalho irá abordar as relações da gestão com a qualidade da prática do professor de geografia no espaço escolar. Com o objetivo geral de compreender quais as interferências da gestão no desenvolvimento do ensino de geografia pelo docente. E como objetivos específicos, identificar as práticas dos professores que sofrem interferências por parte da gestão; analisar as ações adotadas pela gestão para o melhor funcionamento do ambiente escolar, e compreender como essa relação gestão/docente pode contribuir para o desenvolvimento do ensino de Geografia. Como procedimentos metodológicos para realização desta pesquisa, inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico através de livros e artigos para entender o posicionamento de especialistas da área de educação, a respeito da dinâmica do espaço escolar. No segundo momento, foi feita uma análise crítica da organização do ambiente escolar a partir da minha observação no espaço da escola e de uma análise do projeto político pedagógico elaborado pela instituição de ensino, com a finalidade de compreender qual a filosofia e as práticas utilizadas pela a gestão para o funcionamento da escola. Além disso, foram elaborados questionários aplicados durante as entrevistas à Gestora, ao Professor de Geografia e a uma Bolsista do programa PIBID do curso de Geografia da UFCG que atua na escola, para obter informações para entender a relação da gestão com a prática docente na escola e identificar se os elementos existentes na organização do espaço escolar podem contribuir ou não para o desenvolvimento educacional. Por fim, nos resultados desta pesquisa é possível constatar que uma gestão atuante e comprometida com a organização do espaço escolar, contribui efetivamente para o desenvolvimento do ensino de Geografa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB.pt_BR
dc.date.issued2018
dc.description.abstractWhat a job you can have with the quality of geography teacher in the school space. In order to understand the difficulties inherent in the teaching of geography by the teacher. As specific requirements, such as interference by the company; analyze those adopted to manage the functioning of the school environment, and understand how this tool can contribute to the development of Geography teaching. As the methodological procedures for the exercise of this research, was a bibliographical research through books and articles to identify the specialist in the area of education, respect for the dynamics of school space. At the moment, a critical critique of the organization of school hours was made, with the purpose of understanding the pedagogical process elaborated by the educational institution, with the purpose of understanding the philosophy and the practices one for the functioning of the school. In addition, questionnaires were developed during the interviews with the Manager, along with the Professor of Geography and the Scholarship holder of the geography studies program of the UFCG. "Existing data in space organization may or may not contribute to educational development. Finally, the results of this research are possible to work and commit to the schooling of school space, so that the development of Geography teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707
dc.date.accessioned2021-12-21T20:16:22Z
dc.date.available2021-12-21
dc.date.available2021-12-21T20:16:22Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEscola Itan Pereira - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectProfessores de Geografiapt_BR
dc.subjectPrática docente - Geografiapt_BR
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBIDpt_BR
dc.subjectPIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docênciapt_BR
dc.subjectFormação docente - Geografiapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectItan Pereira School - Campina Grande - PBpt_BR
dc.subjectGeography Teacherspt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectInstitutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID Sociologypt_BR
dc.subjectPIBID - Institutional Teaching Initiation Scholarship Programpt_BR
dc.subjectTeacher training - Geographypt_BR
dc.subjectSchool environmentpt_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Jeová da Nóbrega.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSchool management and teaching practice in teaching Geography: the case of Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Jeová da Nóbrega. A gestão escolar e a prática docente do ensino de Geografia: o caso da Escola Itan Pereira - Campina Grande - PB. 2018. 32f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22707pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEOVÁ DA NÓBREGA LIMA - TCC ARTIGO LIC GEOGRAFIA CH 2018.pdfJeová da Nóbrega Lima - TCC Artigo Lic Geografia CH 2018.533.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.