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dc.creator.IDALMEIDA, A. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8083385344517742pt_BR
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Luiz Eugênio Pereira.
dc.contributor.advisor1IDCARVALHO, L. E. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289433533777830pt_BR
dc.contributor.referee1SOUZA, Thiago Romeu de.
dc.contributor.referee2LIRA, Sônia Maria de.
dc.description.resumoNesse trabalho, abordamos a temática étnico-racial baseada na Lei Federal 10.639/03 que foi criada após muita luta dos movimentos negros. Essa Lei torna obrigatório o ensino da África e da contribuição do negro na construção da cultura brasileira e na organização e formação social do país, com a finalidade de construir uma nova visão sobre o negro e sobre o continente africano. Trataremos da importância desses temas na formação do professor de geografia analisando o currículo de cursos de geografia da Paraíba e a atual produção acadêmica sobre o tema, através da análise de anais de evento sobre ensino de geografia. Outro caminho para identificar como se dá a inserção desta temática e seus objetivos no ensino da geografia escolar foi feito a partir da leitura e análise de livros didáticos. Sabendo que o livro didático é um material essencial para se trabalhar em sala, foram analisados livros editados antes e depois da Lei citada com o objetivo de identificar se a temática étnico-racial e África são tratadas de forma a contribuir para a formação/manutenção de estereótipos sobre os negros e África. Após analisar os livros, projetos pedagógicos das licenciaturas e a Lei 10.639 verificou-se que as mudanças ocorridas ainda são suficientes para que se tenha um resultado satisfatório a respeito da construção de uma nova visão sobre a temática étnico-racial e África no ensino de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleA questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores.pt_BR
dc.date.issued2017-08-17
dc.description.abstractIn this paper, we approached the ethnic-racial based on the federal law 10.639/03 that was created after a great deal of fighting from black people’s movements. Said law makes it mandatory teaching about Africa and black people in the brazilian culture construction and in the country’s organization and social formation, with the purpose of building a new vision about black people and the african continent. We will deal with these themes’s importance in the Geography teacher’s development process analysing the curriculum of Geography courses from Paraíba and the theme’s current academic production, through the analysis of event annals about Geography teaching. The other way to identify how this topic’s insertion takes place and their goals in geography teaching in schools came from the reading and analysis of textbooks. Knowing that the textbook is a necessary material to work with in the classroom, they were analysed before and after the law aforementioned with the intention to identify if the ethnic-racial theme and Africa were presented in a way that contributes to the creation/maintenance of stereotypes about black people and Africa. After analysing the books, pedagogical projects from the teaching graduations and the law 10.639, it was shown that the changes that have taken place are enough to obtain a satisfactory result about the development of a new vision about the ethnic-racial topic and Africa in Geography teaching.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661
dc.date.accessioned2021-12-20T18:39:43Z
dc.date.available2021-12-20
dc.date.available2021-12-20T18:39:43Z
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectQuestões étnico-raciais - ensino de geografiapt_BR
dc.subjectFormação de professores de Geografiapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLivro didático de Geografiapt_BR
dc.subjectAnálise de livro didático - Geografiapt_BR
dc.subjectLei 10.639/03pt_BR
dc.subjectNegro e Continente Africanopt_BR
dc.subjectEstudos étnico-raciaispt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Issues - Teaching Geographypt_BR
dc.subjectGeography teacher trainingpt_BR
dc.subjectTeacher trainingpt_BR
dc.subjectGeography textbookpt_BR
dc.subjectTextbook Analysis - Geographypt_BR
dc.subjectLaw 10.639/03pt_BR
dc.subjectBlack and African Continentpt_BR
dc.subjectEthnic-Racial Studiespt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectAfricapt_BR
dc.subjectPrejudicept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALMEIDA, Aline Souza de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe ethnic-racial issue and geography teaching: textbook analysis and teacher education.pt_BR
dc.identifier.citationALMEIDA, Aline Souza de. A questão étnico-racial e ensino de geografia: análise de livro didático e a formação dos professores. 2017. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22661pt_BR
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