Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDREGO, A. C. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2835296251648043pt_BR
dc.contributor.advisor1DIAS, Angélica Mara de Lima.-
dc.contributor.advisor1IDDIAS, A. M. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7174712865881726pt_BR
dc.description.resumoA Geografia escolar no Brasil, desde a sua formação, era uma disciplina que buscava disseminar os valores patrióticos nacionalistas, de forma conteudista através de práticas mnemônicas. A partir da década de 1920 houve mudanças nessas práticas, com a inserção da Escola Nova, com novas metodologias de ensino, que possibilitassem aos alunos a criticidade e assim produzirem suas próprias análises. Dessa forma objetivamos analisar a importância dos recursos didáticos na prática de ensino de Geografia. Para tanto, abordamos a respeito desses recursos didáticos em uma perspectiva histórica, utilizando um recorte temporal, marcado pela orientação moderna da Geografia. Por isso, escolhemos como principal fonte a obra “Práticas de Geographia” de Raja Gabaglia publicado na década de 1920 e como material de apoio, as Revistas do IBGE (1963 – 1969), a obra Methodologia do Ensino Geographico de Delgado de Carvalho. Desta forma, apresentamos uma discussão sobre cultura escolar, e como base teórica utilizamos autores como Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rocha (2009); Carvalho (1925) e Gabaglia (192-). Seguimos a abordagem de uma pesquisa qualitativa de cunho histórico no qual enfatizamos as metodologias de ensino da Geografia escolar. Diante dessa pesquisa podemos perceber, a partir dos recursos didáticos, que as inovações metodológicas acompanham o contexto histórico em que estão inseridas. E que a obra analisada marca uma nova forma de ensinar, por meio de aula prática, através de um ensino ativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.titleInovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractSchool Geography in Brazil, since its formation, it was a discipline that aimed to disseminate patriotic nationalists values, using mnemonic practices. Starting 1920s there were changes in these practices, with the inclusion of the New School, through new methodologies that would enable students to criticality and so produce their own analyzes. In that way we aimed to analyze the importance of teaching resources in geography teaching practice. For this purpose, we discuss about these teaching resources in a historical perspective, using a temporal cut, marked by modern orientation of geography. For this reason, we have chosen as the main source the work "Practices Geographia" by Raja Gabaglia published in the 1920s and as a support material, the IBGE Magazines (1963-1969), the book ‘’Geographico Methodologia of Education’’ by Delgado de Cavarlho. In this manner, we present a discussion of school culture, and as theoretical basis we use authors as Nagle (2009); Chervel (1990); Dias (2013); Ferreira (2012); Albuquerque (2011); Rock (2009); Carvalho (1925) and Gabaglia (192-). We follow a qualitative research approach of historical tenor in which we emphasize the teaching methods of school geography. Face of this research we can perceive, from teaching resources, the methodological innovations accompany the historical context they are inserted in. And the work analyzed marks a new way of teaching by means of practical class, through an active school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633-
dc.date.accessioned2021-12-20T12:53:39Z-
dc.date.available2021-12-20-
dc.date.available2021-12-20T12:53:39Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectGeografia Escolar modernapt_BR
dc.subjectInovações pedagógicas - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectRecursos didáticos - Geografiapt_BR
dc.subjectPrática de ensino - Geografiapt_BR
dc.subjectMetodologias de ensino da Geografia Escolarpt_BR
dc.subjectEscola Novapt_BR
dc.subjectGeografia modernapt_BR
dc.subjectFontes históricas - ensino de Geografiapt_BR
dc.subjectTeaching geographypt_BR
dc.subjectModern school geographypt_BR
dc.subjectPedagogical Innovations - Teaching Geographypt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectTeaching Resources - Geographypt_BR
dc.subjectTeaching practice - geographypt_BR
dc.subjectTeaching methodologies of school geographypt_BR
dc.subjectNew schoolpt_BR
dc.subjectModern geographypt_BR
dc.subjectHistorical Sources - Teaching Geographypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorREGO, Anizabel Costa Duarte do.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogical innovations in School Geography: an analysis from historical sources.pt_BR
dc.identifier.citationREGO, Anizabel Costa Duarte do. Inovações pedagógicas na Geografia Escolar: uma análise a partir de fontes históricas. 2016. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22633pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia CH - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANIZABEL COSTA DUARTE DO REGO - TCC MONOGRAFIA LIC GEOGRAFIA CH 2016.pdfAnizabel Costa Duarte do Rego - TCC Monografia LIC. Geografia CH 2016702.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.