Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. | |
dc.contributor.advisor1ID | http://lattes.cnpq.br/8646917365525968 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de. | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SILVA, Inácio Francisco Teixeira. | |
dc.contributor.referee2 | CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. | |
dc.description.resumo | A gramática da língua sempre foi vista como difícil. Importante que, diante dessa realidade, busquemos estratégias e atrair os alunos para se engajarem com prazer nesse conhecimento. E para isso, temos disponível uma gama de jogos educativos ou mesmo adaptáveis à educação. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo propor um jogo de gramática, com ênfase na regência verbal e nominal. Para tanto, discutimos concepções gramaticais, destacando a regência verbal e nominal; debatemos estratégias de ensino de Língua portuguesa, com ênfase na competência linguística por meio de jogos na sala de aula; e elaboramos um jogo para estudar gramática, focalizando a regência verbal e nominal. A pesquisa está fundamentada nos aportes teóricos de Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007); que juntos contribuem para estudos e reflexões acerca do ensino de gramática em diversas perspectivas, suas dificuldades e aplicabilidade em sala de aula. Além desses autores mencionados, temos Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) e Fardo (2013) que abordam assuntos relacionados aos jogos e gamificação inseridos no ensino e que favorecem um melhor desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos, além das discussões inseridas na BNCC (2018). Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Como resultado da pesquisa, construímos um jogo de gramática, sendo este uma adaptação de um jogo de dominó, destinado às turmas do 9º ano do Ensino Fundamental. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-10-01 | |
dc.description.abstract | A language’s grammar has always been seen as difficult. It is important that, given that reality, we need strategies to attract students to engage themselves with that knowledge with pleasure. And for that, we have a range of educational or even adaptable to education games. In this sense, this work aims to propose a grammar game, with emphasis on Portuguese verbal and nominal regency. For that, we discuss grammatical rules, highlighting the Portuguese verbal and nominal regency; we debate Portuguese teaching strategies, with emphasis on linguistic competence through classroom games and we developed a game to study grammar, focusing on Portuguese verbal and nominal regency. This research is based on the theoretical contributions of Travaglia (2009); Lima (2011); Oliveira (2010); Antunes (2007), which together contribute to studies and reflections on Portuguese grammar teaching in different perspectives, its difficulties and applicability in the classroom. In addition to mentioned authors, we also have some studies by Almeida Santos (2012, 2013); Almeida de Nunes (2007); Kishimoto (2007); Santos (1997) and Fardo (2013) that address issues related to games and gamification inserted in teaching and that favor a better development of students' skills and competences, in addition to the discussions included in the BNCC (2018). For the development of this research, the methodology used was bibliographical with a qualitative approach of an applied nature. As a result of this research, we developed a grammar game, which is an adaptation of a dominoes game, aimed at 9th grade Elementary School classes. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22180 | |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T14:29:02Z | |
dc.date.available | 2021-11-29 | |
dc.date.available | 2021-11-29T14:29:02Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Jogos de regência | pt_BR |
dc.subject | Gramática e ensino | pt_BR |
dc.subject | Regência verbal e nominal | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Grammar | pt_BR |
dc.subject | conducting games | pt_BR |
dc.subject | grammar and teaching | pt_BR |
dc.subject | Verbal and Nominal Conducting | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MARTINS, Janária Canuto. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The game with a focus on grammar: working with nominal and verbal regency in the 9th grade of elementary school. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MARTINS, Janária Canuto.O jogo com foco na gramática: trabalhando com a regência nominal e verbal no 9º ano do ensino fundamental . 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JANÁRIA CANUTO MARTINS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdf | Janária Canuto Martins. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021. | 1.81 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.