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dc.creator.IDSILVA, F. C. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0489660940619514pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, I. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1SANTANA, Rosemere Olímpio de.-
dc.contributor.referee2LOBO, Isamarc Gonçalves.-
dc.description.resumoO livro didático é um recurso utilizado por docentes e discentes com o intuito de facilitar o aprendizado. Muitas vezes, os conteúdos presentes nesses materiais são frutos de relações de poder e interesse, tendo como consequência a distorção de alguns assuntos, a exemplo dos temas que abordam os povos africanos. Logo, apesar de inúmeras leis que buscam garantir a obrigatoriedade de um ensino multicultural e diverso, este não ocorre em todos os seus aspectos. O negro, muitas vezes, é apresentado apenas como escravizado nos livros de História, desse modo, é necessário retratar a história e cultura dos afrodescendentes em seus aspectos históricos e culturais, não ficando limitado apenas ao aspecto da escravidão. Por isso, o presente trabalho monográfico busca problematizar como o livro didático do 8º ano da coleção “Vontade de saber História” da editora FTD e o “Projeto Mosaico” da editora Scipione, abordam a história e cultura africana e dos afrodescendentes. Ambos os livros citados possuíam vigência para uso nas escolas de 2017 a 2019. Para a nossa pesquisa, de início, partimos de uma perspectiva de verificação do currículo e do ensino de História, observando as relações de poder e interesses que permeiam este recurso. Além disso, examinamos como os negros foram retratados historicamente nos currículos de História do Brasil e, por fim, fazemos a análise dos dois livros didáticos de história, elencando como esses materiais abordam a temática africana. A metodologia utilizada nesse trabalho consiste na análise qualitativa e bibliográfica. A nossa pesquisa dialoga com autores como Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) e tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento deste trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleO ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019.pt_BR
dc.date.issued2021-10-11-
dc.description.abstractThe textbook is a resource used by teachers and students in order to facilitate learning. Many sometimes, the contents present in these materials are fruits of power and interest relations, resulting in the distortion of some subjects, such as the themes that address the african peoples. Therefore, despite numerous laws who seek to ensure the obligation of teaching multicultural and diverse, this does not occur in all its aspects. Black people are often presented only as enslaved in history books, thus, it is necessary to portray history and culture from the afro-descendants in their historical and cultural aspects, not being limited only to the aspect of slavery. Through this, this monographic work seeks to problematize like the 8th year textbook of the collection " Willing to Know History " by FTD publisher and the " Project Mosaic" of the Scipione publisher, addresses history and culture african and afro-descendants. Both books cited were valid for use in schools from 2017 to 2019. For our research, at first, we start from a perspective of verification of the curriculum and teaching of history, observing the power relations and interests that permeate this resource. In addition, we examined how the blacks were historically portrayed in the curricula of history of brazil and, finally, we analyze the two history textbook, listing how these address the african theme. The methodology used in this work consists of qualitative analysis and bibliographic. Our research dialogues with authors such as Arroyo (2011), Bittencourt (2008), Fonseca (1993), Gomes (2002), Moreira (2019), Silva (2011), Silva e Moreira (1995) and so many others who contributed to development of this work.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/22151-
dc.date.accessioned2021-11-26T13:31:51Z-
dc.date.available2021-11-26-
dc.date.available2021-11-26T13:31:51Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectPovos africanospt_BR
dc.subjectHistória - ensinopt_BR
dc.subjectEnsino multiculturalpt_BR
dc.subjectLivro de Históriapt_BR
dc.subjectNegrospt_BR
dc.subjectÁfrica - representaçãopt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectAfrican peoplespt_BR
dc.subjectHistory - teachingpt_BR
dc.subjectMulticultural teachingpt_BR
dc.subjectHistory bookpt_BR
dc.subjectBlackpt_BR
dc.subjectAfrica - representationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Fernanda Carla Almeida.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of History and representations of Africa and blacks in the 8th grade textbooks: “Will to Know History” by FTD and “Projeto Mosaico” by Scipione, from 2017 to 2019.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Fernanda Carla Almeida. O ensino de História e as representações da África e dos negros nos livros didáticos do 8º ano: “Vontade de Saber História” da editora FTD e “Projeto Mosaico” da Scipione, de 2017 a 2019. 2021. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

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