Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.advisor1IDFERNANDES, Dorgival Gonçalves.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158784499086756pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Edinaura Almeida de.-
dc.contributor.referee2AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.-
dc.description.resumoEssa pesquisa, inserida no campo de estudo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), investigou o seguinte problema: Como o educador que atua na Educação de Jovens e Adultos enfrenta e procura superar os desafios impostos à sua prática docente? Para estudá­lo, essa pesquisa teve o seguinte objetivo geral: Analisar como os professores que atuam na Educação de Jovens e Adultos do município de Pombal enfrentam os desafios da sua prática, quando se trata de promover o processo de ensino­aprendizagem. Os objetivos específicos foram: Conhecer como os docentes desenvolvem suas práticas para engajar e alfabetizar os jovens e adultos do município de Pombal; Apontar quais são os desafios enfrentados pelos educadores da EJA; Identificar como ocorre a formação dos educadores da EJA para enfrentamento dos desafios da sua prática; Verificar como os professores se preparam para enfrentar os desafios da sua prática. A metodologia se deu através da coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada com os docentes que atuam no Ciclo I da Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, e da análise das falas obtidas se valendo das técnicas de Análise de Conteúdo. Como resultados, a pesquisa possibilitou o desvelar dos inúmeros desafios enfrentados pelos docentes que atuam na Educação de Jovens e Adultos no município de Pombal, tais como: a fragilidade de suas formações, a falta de visibilidade da modalidade, o cumprimento de outras funções na escola por parte dos educadores, a questão do multisseriado, o contexto de exclusão e preconceito sofrido pelos educandos, a falta do livro didático especifico para a modalidade, a falta de interesse dos alunos, a má qualidade da merenda oferecida, a evasão, além dos problemas pessoais dos alunos que acabam refletindo no processo de ensino­aprendizagem. Na conclusão, ressalta­se os mecanismos utilizados pelos docentes para amenizar a problemática enfrentada por essa modalidade e o fato de que a pesquisa permitiu um aprofundamento acerca da docência exercida na EJA e suas especificidades.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas docentes e o enfrentamento dos desafios da EJA.pt_BR
dc.date.issued2021-05-11-
dc.description.abstractThis research, inserted in the field of study of Youth and Adult Education (EJA), investigated the following problem: How does the educator who works in Youth and Adult Education face and try to overcome the challenges imposed on their teaching practice? In order to study it, this research had the following general objective: To analyze how teachers who work in Youth and Adult Education in the municipality of Pombal face the challenges of their practice, when it comes to promoting the teaching­learning process. The specific objectives were: To know how teachers develop their practices to engage and educate young people and adults in the municipality of Pombal; Point out what are the challenges faced by EJA educators; Identify how EJA educators are trained to face the challenges of their practice; Check how teachers prepare to face the challenges of their practice. The methodology took place through data collection carried out through semi­structured interviews with teachers who work in Cycle I of Youth and Adult Education in the municipality of Pombal, and through the analysis of the statements obtained using the Content Analysis techniques. As a result, the research made it possible to unveil the countless challenges faced by teachers working in Youth and Adult Education in the municipality of Pombal, such as: the fragility of their training, the lack of visibility of the modality, the fulfillment of other functions at school on the part of the educators, the question of the multiseries, the context of exclusion and prejudice suffered by the students, the lack of a specific textbook for the modality, the lack of interest of the students, the poor quality of the meal offered, dropout, in addition to the problems personal effects of students that end up reflecting on the teaching­learning process. In conclusion, we highlight the mechanisms used by teachers to alleviate the problems faced by this modality and the fact that the research allowed a deeper understanding of the teaching performed at EJA and its specificities.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21897-
dc.date.accessioned2021-11-09T14:01:18Z-
dc.date.available2021-11-09-
dc.date.available2021-11-09T14:01:18Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectEducação de Jovens Adultospt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectYoung Adult Educationpt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectChallengespt_BR
dc.subjectteacher trainingpt_BR
dc.subjectteaching practicept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Simone Marques da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching practices and facing the challenges of EJA.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Simone Marques da. Práticas docentes e o enfrentamento dos desafios da EJA. 2021. 91f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SIMONE MARQUES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfSimone Marques da Silva. Mobografia Pedagogia. CFP 2021.713.11 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.