Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGOMES, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182487939485959pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, C. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9182487939485959pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Maria Janete de.-
dc.contributor.referee2GOMES, Cristina da Silva.-
dc.description.resumoEste trabalho surgiu em conversas cotidianas, durante a experiência do Programa Residência Pedagógicas (RP), no período de 2018­2020, em que se observou os anseios, receios e as dificuldades vivenciadas pelas professoras que trabalham numa escola situada num bairro em Cajazeiras­PB, em contexto de vulnerabilidade social. Como objetivo principal, buscamos compreender o que é ser professora numa escola da zona sul na cidade de Cajazeiras/PB. E específicos: Verificar os desafios e as perspectivas encontradas pelas professoras que trabalham em escola situada em contexto de vulnerabilidade social da cidade de Cajazeiras PB; Identificar os possíveis fatores externos à escola que influenciam no desenvolvimento integral dos/as educandos/as; Analisar de que maneira a formação docente interfere no processo de desenvolvimento integral dos/as educandos/as em escola situada na zona sul da cidade de Cajazeiras PB. A pesquisa consistiu na participação de quatro professores/as de uma escola da rede municipal de Cajazeiras/PB, localizada na zona sul. Para a coleta de dados utilizamos dos seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Teste de Associação Livre de Palavras e entrevista semiestruturada. Os dados da análise revelaram que ser professora em escola na zona sul de Cajazeiras­PB é, principalmente, um desafio, visto a influência dos fatores externos ao cotidiano escolar, tais como a violência doméstica, trabalho infantil, adultização infantil, drogas, abandono familiar e migração escolar, em que esses elementos ocasionam dificuldades na concretização do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, no exercício da docência, todavia, mantenham a perspectiva de melhoria nas condições educativas/trabalhistas para os/as alunos/as e para si mesmas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleDesafios e perspectivas do/a professor/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social.pt_BR
dc.date.issued2021-05-13-
dc.description.abstractThis work emerged in everyday conversations, during the experience of the Pedagogical Residency Program (RP), in the period 20182020, in which the anxieties, fears and difficulties experienced by teachers who work in a school located in a neighborhood in CajazeirasPB were observed, in a context of social vulnerability. As a main objective, we seek to understand what it is to be a teacher in a school in the south of the city of Cajazeiras/PB. And specific: Check the challenges and perspectives found by teachers who work in a school located in a context of social vulnerability in the city of Cajazeiras PB; Identify possible factors external to the school that influence the integral development of students; Analyze what In this way, teacher training interferes in the process of integral development of students in a school located in the southern part of the city of Cajazeiras PB. The research consisted of the participation of four teachers from a municipal school in Cajazeiras/PB, located in the south. For data collection we used the following instruments: sociodemographic questionnaire, Free Word Association Test and semi-structured interview. The analysis data revealed that being a teacher in a school in the south of CajazeirasPB is mainly a challenge, given the influence of factors external to daily school life, such as domestic violence, child labor, child adultization, drugs, family abandonment and migration school, in which these elements cause difficulties in the implementation of the teaching-learning process and, consequently, in the exercise of teaching, however, maintain the perspective of improvement in educational/working conditions for students and for themselves.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/21803-
dc.date.accessioned2021-11-03T13:53:32Z-
dc.date.available2021-11-03-
dc.date.available2021-11-03T13:53:32Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectDesafio docentept_BR
dc.subjectPerspectiva docentept_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subject Vulnerabilidade socialpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject Problemas sociaispt_BR
dc.subjectTeaching Challengept_BR
dc.subjectTeaching perspectivept_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectSocial vulnerabilitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectSocial problemspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGOMES, Cristina da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChallenges and perspectives of the teacher in the education of children and adolescents in a context of social vulnerability.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Cristina da Silva. Desafios e perspectivas do/a professor/a na educação de crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade social. 2021. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA DA SILVA GOMES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2021.pdfCristina da Silva Gomes. Monografia Pedagogia. CFP 2021.1.08 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.