Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20883
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | QUEIROZ, J. F. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3792710556321157 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | FERREIRA JUNIOR, Nelson Eliezer. | |
dc.contributor.advisor1ID | FERREIRA JUNIOR, Nelson. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUSA, Elri Bandeira de. | |
dc.contributor.referee2 | QUEIROGA, Marcílio Garcia de. | |
dc.description.resumo | Este trabalho discorre sobre uma análise mediada por um estudo comparativo entre o Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vai -e-volta, do escritor Ariano Suassuna e a sua adaptação para a TV, em formato de microssérie, A Pedra do Reino, escrita por Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu e Braulio Tavares, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, transmitida pela Rede Globo de televisão, no ano de 2007. Objetivando demonstrar como se dá a representação da violência no processo de adaptação do romance para microssérie, organizamos nossa análise bibliográfica e analítica em três capítulos. Para isto, dialogamos com Hutcheon (2013) e Stam (2006,2008) para discorrermos sobre a teoria da adaptação; trouxemos Moisés (2012), fazendo uma comparação entre as linguagens literária e cinematográfica; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), para tratarem especificamente da linguagem cinematográfica/audiovisual; Gaspar (2009), para falarmos do massacre da Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2010), Wieviorka (1997) e Silva (2005), para dá a contextualização da violência; Victor e Lins (2007) no que se refere à vida e a obra de Ariano Suassuna. Por fim, como resultado de nossa pesquisa, compreendemos que no processo de adaptação, a representação da violência nos trechos do romance e da microssérie que tratam do Terceiro Império da Pedra do Reino, foram suficientemente eficazes para entendermos o quanto as duas linguagens dialogam e o quanto elas se distanciam ao mesmo tempo, revelando que cada uma delas tem sua maneira própria de contar e mostrar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras - Língua Portuguesa. | pt_BR |
dc.title | A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise dos procedimentos de adaptação do romance para microssérie. | pt_BR |
dc.date.issued | 2017-09-18 | |
dc.description.abstract | This work discusses an analysis mediated by a comparative study between the Romance d’A Pedra do Reino e o príncipe do sangue do vaievolta, of the writer Ariano Suassuna and his adaptation to the TV, in format of microseries, A Pedra do Reino, written by Luiz Fernando Carvalho, Luís Alberto de Abreu and Braulio Tavares, directed by Luiz Fernando Carvalho, transmitted by Rede Globo television, in 2007. Aiming to demonstrate how violence is represented in the process of adaptation of the novel to the microseries, we organize our criticalliterary analysis in three chapters. For this, we dialog with Hutcheon (2013) and Stam (2006,2008) to talk about the theory of adaptation; we brought Moisés (2012), making a comparison between literary and cinematographic languages; Bernardet (1980), Altermann (2010), Martin (2013), to treat specifically oh the cinematographic/audiovisual language; Gaspar (2009), to talk about the massacre of Pedra Bonita; Schøllhammer (2013), Nunes (2015), Ginzburg (2012), Wieviorka (1997) and Silva (2005), to account of the contextualization of violence; Victor and Lins (2007) for data on the life and work of Ariano Suassuna. Finally, as a result of our research, we understand that in the process of adaptation, the representativeness of violence in the excerpts of the novel and of the microseries that treat of the Third Empire of the Pedra do Reino, were effective enough to understand how much the two languages dialogue and how much they distance themselves at the same time. Revealing that each of them has its own way of telling and showing. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20883 | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T13:30:31Z | |
dc.date.available | 2021-08-27 | |
dc.date.available | 2021-08-27T13:30:31Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Literatura comparada | pt_BR |
dc.subject | Romance | pt_BR |
dc.subject | Microssérie | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Adaptação | pt_BR |
dc.subject | Pedra do reino | pt_BR |
dc.subject | Comparative literature | pt_BR |
dc.subject | Microseries | pt_BR |
dc.subject | Violence | pt_BR |
dc.subject | Adaptation | pt_BR |
dc.subject | kingdom stone | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUEIROZ, Joely Fernandes de. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Violence in the third empire of The Stone of the Kingdom: an analysis of the adaptation procedures from the novel to the microseries | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Joely Fernandes de. A violência no terceiro império d‟A Pedra do Reino: uma análise dos procedimentos de adaptação do romance para microssérie . 2017. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOELY FERNANDES DE QUEIROZ. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA PORTUGUESA. 2017.pdf | Joely Fernandes de Queiroz. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa.2017. | 1.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.