Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876
Title: | Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. |
Other Titles: | Family and school relationship: implications for the teaching and learning process. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Márcia Araújo da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SILVA, José Amiraldo Alves da. |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | LIMA, Maria Janete de. |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | CAMPOS , Maria de Lourdes. |
Keywords: | Escola;Família;Educação infantil;Ensino-aprendizagem;School;Family;Child education;Teaching-learning |
Issue Date: | 24-Apr-2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Márcia Araújo da. Relação família e escola: implicações no processo de ensino e aprendizagem. 2017. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O estudo aborda a relação família e escola focalizando as implicações no processo de ensino-aprendizagem, levando em considerações as dificuldades encontradas nessa relação para o desenvolvimento educativo da criança. Para tanto, se buscou analisar a influência da interação família e escola no desenvolvimento da aprendizagem na Educação infantil; Refletir a relação família e escola no processo educativo; Identificar problemas na aprendizagem infantil, ocasionados da ausência de interação família e escola; Apontar aspectos que levam a família a não interagir com suas funções como parte integral da escola. O lócus escolhido para a investigação foi duas escolas da rede pública de ensino, sendo uma do município de São João do Rio do Peixe e outra de Poço José de Moura-PB. Os sujeitos entrevistados foram duas professoras da Educação Infantil e duas mães. A pesquisa se desenvolveu por meio de uma entrevista semiestruturada, adotando uma abordagem qualitativa, com o intuito de buscar respostas para os objetivos estabelecidos. As entrevistas foram gravadas e as falas transcritas na íntegra para o processo de analises de dados. Os resultados mostram que tanto a família como escola têm conhecimento da necessidade dessa parceria para um desenvolvimento educativo eficaz, porém muitas famílias acabam delegando total responsabilidade da educação dos seus filhos para a escola e usam como motivo a falta de tempo devido ao trabalho. Por isso, cabe a escola procurar despertar na família o interesse em se fazer mais presente na educação dos seus filhos através de atividades que levem a reflexão sobre a importância dessa relação em processo ativo para o sucesso escolar das crianças. |
Abstract: | The study addresses the relationship between family and school focusing on the Implications in the teachinglearning process, taking into consideration the difficulties found in this relationship for the educational development of the child. Therefore, it was sought to analyze the influence of family and school interaction on the development of learning in children's education; Reflect the family and school relationship in the educational process; Identify problems in children's learning, caused in the absence of family and school interaction; To point out aspects that lead the family not to interact with their functions as an integral part of the school. The locus chosen for the investigation was two schools of the public school, one of the municipality of São João do Rio do Peixe and another of Poço José de Moura PB. The subjects interviewed were two teachers of Early Childhood Education and two mothers. The research was developed through a semistructured interview, adopting a qualitative approach, with the purpose of seeking answers to the established objectives. The interviews were recorded and the speeches were transcribed in full for the data analysis process. The results show that both the family and the school are aware of the need for such a partnership for an effective and immediate educational development, but many families end up delegating total responsibility for their children's education to school and use the lack of time because of work. Therefore, it is up to the school to seek to awaken in the family the interest in being present in the education of their children through activities that lead to reflection on the importance of this relationship in an active process for children's school success. |
Keywords: | Escola Família Educação infantil Ensino-aprendizagem School Family Child education Teaching-learning |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20876 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MÁRCIA ARAÚJO DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdf | Márcia Araújo da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2017. | 350.87 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.