Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | RAMOS, D. C. P. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9763266630490597 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SANTANA, Rosemere Olimpio de. | |
dc.contributor.advisor1ID | SANTANA, Rosemere O. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6172861753799782 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MOREIRA NETO, Mariana. | |
dc.contributor.referee2 | FARIAS, Leonardo Bruno. | |
dc.description.resumo | Considerando a importância que o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação á docência (PIBID) vem adquirindo desde sua criação, com a finalidade de estimular á iniciação á docência, e contribuir com o desenvolvimento e melhoria do ensino na rede básica de educação, objetivamos nesta pesquisa destacar os processos e discursos que envolvem a formação inicial docente em História. No entanto, a análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários aos bolsistas de iniciação a docência do subprojeto de História do CFP, bem como bolsistas de demais subprojetos,cuja a transcrição respeitou a escrita dos entrevistados, análise de materiais como imagens e relatos presentes nas páginas da internet PIBID Depressão, e Grupo Nacional do PIBID no Facebook. Além dessa metodologia analisou-se informações através de documentos públicos sobre o PIBID, tais como: documentos oficiais, como relatórios de gestão emitidos pela DEB/CAPES, editais e portarias adicionais a esses documentos, realizouse pesquisas bibliográficas com relação à contribuição o PIBID para a formação inicial docente. Por meio dos resultados pôde-se perceber a importância das ações realizadas pelo programa para a formação dos bolsistas de iniciação a docência, Os bolsistas ID são beneficiados através da troca de experiência e contato como licenciando, com o futuro ambiente de trabalho dos mesmos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-06-02 | |
dc.description.abstract | Considering the importance which the Institutional Program of scholarship initiation the teaching (PIBID) has acquired since its creation, with goal to stimulate initial teaching, and contribute with the development and basic education improvement, we objectify in this search highlight the processes and speeches which involve the initial formation in history. However, the analysis here undertaken was done through the use of questionnaires to the scholarship students of subproject of history, as well as scholarship students of others subprojects, whose transcription respected the writing of respondents, material analysis as images and reports in PIBID internet pages depression and PIBID national group in Facebook. Beyond this methodology we analyze information through the public documents about PIBID, such as: official documents, as management reports issued by DEB/CAPES, additional notices and ordinances to these documents we made a bibliographical search relative to the PIBID contribution to initial teacher formation. By the results we realized the importance of actions taken by program to scholarship student formation, they are benefit through the experiences and of the contact with their environment future work. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/20000 | |
dc.date.accessioned | 2021-07-13T10:38:49Z | |
dc.date.available | 2021-07-13 | |
dc.date.available | 2021-07-13T10:38:49Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Alunos- cursos de história | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Students - History Courses | pt_BR |
dc.subject | Institutional Teaching Initiation Scholarship Program - PIBID | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | RAMOS, Daniela Cristina Pereira. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Initial teacher education: experiences and experiences in PIBID. | pt_BR |
dc.identifier.citation | RAMOS, Daniela Cristina Pereira.Formação docente inicial: experiências e vivências no PIBID. 2016. 90f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil,2016. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DANIELA CRISTINA PEREIRA RAMOS. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA.2016.pdf | Daniela Cristina pereira Ramos. TCC. Licenciatura em História. 2016. | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.