Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Daise Lilian Fonseca. | |
dc.contributor.advisor1ID | DIAS, D. L. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALVES, Francisco Francimar de Sousa. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Fabione Gomes da. | |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como objetivo analisar O morro dos Ventos Uivastes (1847) da autora inglesa Emily Brontë (18181848), na perspectiva do Bildungsroman feminino, isto é, o Romance de Formação de autoria feminina, destacando a jornada da infância, à adolescência e a vida adulta de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff. Esta obra é um Bildungsroman duplo, ou seja, fugindo da tradição masculina e feminina de até então, uma vez que a autora se debruça sobre o conturbado processo de amadurecimento de dois protagonistas, Cathy e Heathcliff, enquanto mulher e homem, e isto é construído tanto em termos de raça, classe quanto de gênero, especialmente por ele ser um pobre imigrante estrangeiro de pele escura e ela uma inglesa branca e de classe elevada. Para tanto, utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de natureza bibliográfica, contaremos com o aporte teórico de Gilbert e Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992),Godman (1983), dentre outros, na análise também de questões relacionadas à bildung/formação intelectual, cultural e sexual dos protagonistas. Além disso, será abordado a literatura feminista no contexto do século XIX, e as dificuldades das escritoras na produção de suas obras, muitas das quais se tornaram canônicas, como O morro dos Ventos Uivantes, e a trajetória de Emily Brontë no processo de produção de seu romance, assim como suas irmãs, as quais mudaram o cenário literário inglês e ocidental, construindo uma tradição literária de autoria feminina. Esta pesquisa é original porque analisa o romance em foco na perspectiva do Bildungsroman feminino, visto que poucos textos foram encontrados sobre esta questão, de sorte que aqui serão lançadas luzes sobre o clássico de Brontë que ajudarão a entendêlo de um ponto de vista diferente. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras- Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.title | O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-05-24 | |
dc.description.abstract | This research aims to analyze O Morro dos Ventos Uivastes (1847) by the English author Emily Brontë (18181848), from the perspective of the female Bildungsroman, that is, the Formation Romance of female authorship, highlighting the journey from childhood, to adolescence and the adult life of two protagonists, Cathy and Heathcliff. This work is a double Bildungsroman, that is, fleeing from the male and female tradition of until then, as the author focuses on the troubled maturation process of two protagonists, Cathy and Heathcliff, as a woman and a man, and this is constructed both in terms of race, class and gender, especially since he was a poor dark-skinned foreign immigrant and she was an upper-class, white Englishwoman. For this, we used a qualitative research, bibliographical in nature, we will rely on the theoretical contribution of Gilbert and Gubar (1996), Woolf (1882), Showalter (1977), Mass (2000), Pinto (1992), Godman (1983) , among others, also in the analysis of issues related to bildung/intellectual, cultural and sexual formation of the protagonists. In addition, feminist literature in the context of the nineteenth century will be addressed, and the difficulties of writers in producing their works, many of which have become canonical, such as O Morro dos Ventos Uivantes, and Emily Brontë's trajectory in the production process of her novel, as well as her sisters, which changed the English and Western literary scene, building a literary tradition of female authorship. This research is original because it analyzes the novel in focus from the perspective of the female Bildungsroman, since few texts were found on this issue, so that here light will be shed on Brontë's classic that will help to understand it from a different point of view. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19897 | |
dc.date.accessioned | 2021-07-07T12:50:02Z | |
dc.date.available | 2021-07-07 | |
dc.date.available | 2021-07-07T12:50:02Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.subject | O Morro dos Ventos Uivantes | pt_BR |
dc.subject | Bildungsroman feminino | pt_BR |
dc.subject | Prática de Emily Brante | pt_BR |
dc.subject | Cathy e Heathcliff. | pt_BR |
dc.subject | Literary analysis | pt_BR |
dc.subject | English literature | pt_BR |
dc.subject | The Hill of Howling Winds | pt_BR |
dc.subject | Female bildungsroman | pt_BR |
dc.subject | Emily Brante's Practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MORAIS, Marília Gabriela Fernandes. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The Hill of Howling Winds: a female Bildungsroman. | pt_BR |
dc.identifier.citation | Morais, Marília Gabriela Fernandes. O morro dos Ventos Uivantes: um Bildungsroman feminino. 2021. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARILIA GABRIELA FERNANDES MORAIS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS- LÍNGUA INGLESA.2021.pdf | Marília Gabriela Fernandes Morais. TCC. Licenciatura em letras- Língua Inglesa. 2021. | 468 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.