Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOARES, A. V. M. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7535482348756410 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | DIAS, Daise Lilian Fonseca. | |
dc.contributor.advisor1ID | DIAS, D. L. F. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4229082666899564 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | ALVES, Francisco Francimar de Sousa. | |
dc.contributor.referee2 | SILVA, Fabione Gomes da. | |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do romance em estudo, cujo foco estava ajustado para o mundo masculino (Bildungsroman tradicional), em seguida, mostraremos sua ramificação envolvendo o mundo feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase no contexto histórico da época, seus costumes e valores como marcos iniciais do Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante do subgênero em estudo) e suas críticas socias (viés feminista). Esta pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Letras- Língua Inglesa. | pt_BR |
dc.title | O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021-05-25 | |
dc.description.abstract | This work analyses the novel Persuasion (1818), by the English writer Jane Austen (17751817), highlighting aspects that constitute it as a Female Bildungsroman, that is, a Feminine Novel of Formation. For such, it is based on the theoretical support of writers, such as, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2014), Dias (2011), Paula (2017), among others. First, we will show the beginning of the subgenre of the novel in debate, whose focus was on the male world (Traditional Bildungsroman), later, we will show its branch about the feminine world (Feminine Bildungsroman), since through it, this subgenre developed from the end of the 18th century to the beginning of the 21th. Then, we will discuss aspects of the writer’s work and style, located in the English society of the beginning of the 19th century. Finally, we will analyze the novel, emphasizing its historical context, habits and values as initial features of the Bildungsroman. Besides, we will discuss the heroine’s process of formation (important characteristics of the subgenre in focus) and its social criticism (feminist bias). This research shows how the writer used the traditionally male literary aesthetics to debate the female world view of her time. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853 | |
dc.date.accessioned | 2021-07-06T12:13:44Z | |
dc.date.available | 2021-07-06 | |
dc.date.available | 2021-07-06T12:13:44Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Estudos literários | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Romance de formação | pt_BR |
dc.subject | Literatura feminista | pt_BR |
dc.subject | Anne Elliot | pt_BR |
dc.subject | Jane Austen | pt_BR |
dc.subject | Romance Inglês | pt_BR |
dc.subject | Literatura inglesa | pt_BR |
dc.subject | Literary Studies | pt_BR |
dc.subject | Literary analysis | pt_BR |
dc.subject | Training novel | pt_BR |
dc.subject | Feminist literature | pt_BR |
dc.subject | English novel | pt_BR |
dc.subject | English literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOARES, Aline Vanara Maciel. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The female Bildungsroman in Jane Austen's persuasion. | pt_BR |
dc.identifier.citation | Sousa, Aline Vanara Maciel. O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa CFP |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ALINE VANARA MACIEL SOARES. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS-LÍNGUA INGLESA.2021.pdf | Aline Vanara Maciel Soares. TCC. Licenciatura em Letras- Língua Inglesa. 2021. | 501.48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.