Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19536
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo evidenciar a importância do uso da diversidade de gêneros textuais na formação de leitores, especialmente nos anos finais do Ensino Fundamental, bem como suas articulações no percurso formativo a ser desenvolvido pelo professor em sala de aula entre os campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades do ensino de língua portuguesa. Utilizamos como objeto de estudo a coleção de livros didáticos do segmento final do Ensino Fundamental “Português: Linguagens”, de William Cereja e Caroline Dias Viana (2020), atentando para a proposta apresentada como Manual do Professor sobre as perspectivas de ensino que discorrem sobre a inclusão e a abordagem dos gêneros textuais nos anos finais do Ensino Fundamental. Optou-se por um estudo bibliográfico centrado nas contribuições teóricas de vários autores de livros, artigos, dissertações e teses sobre as formas de utilização do livro didático em sala de aula, em situações e contextos diversos. Vale-se, ainda das orientações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) que norteia as práticas de ensino de língua portuguesa, no Brasil, hoje. Conclui-se que o universo dos gêneros textuais (orais ou escritos) é uma excelente ferramenta para o trabalho em sala de aula, pois propõe formas diferentes e atraentes de aprendizado em consonância com a Língua Portuguesa, aplicáveis a usos diversos no cotidiano. Diante do presente estudo foi possível compreender que os livros didáticos analisados estão ancorados na perspectiva pragmática de ensino e contempla uma diversidade textual demonstrada através dos discursos, o que salientamos como diversidade de registros e estilos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleAbordagens dos gêneros textuais no livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a coleção “Português: linguagens”.pt_BR
dc.date.issued2021-06-01
dc.description.abstractThe present work aims to highlight the importance of using the diversity of textual genres in the training of readers, especially in the final years of elementary school, as well as their articulations in the formative path to be developed by the teacher in the classroom between the fields of activity, objects of knowledge and skills of Portuguese language teaching. We used as a study object the collection of didactic books of the final segment of the Elementary School “Português: Linguagens”, by William Cereja and Caroline Dias Vianna (2020), paying attention to the proposal presented as the Teacher's Manual on the teaching perspectives that discuss the inclusion and the approach of textual genres in the final years of elementary school. We opted for a bibliographic study centered on the theoretical contributions of several authors of books, articles, dissertations and theses on the ways of using the textbook in the classroom, in different situations and contexts. It is also worth using the guidelines presented by the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018) that guides Portuguese language teaching practices in Brazil today. Concludes that the universe of textual genres (oral or written) is an excellent tool for work in the classroom, as it proposes different and attractive forms of learning in line with the Portuguese language, applicable to different uses in everyday life. In view of this study, it was possible to understand that the textbooks analyzed are anchored in the pragmatic perspective of teaching and includes a textual diversity demonstrated through the speeches, which we highlight as diversity of records and styles.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19536
dc.date.accessioned2021-06-22T12:53:48Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-22T12:53:48Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectAnos finaispt_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectFinal yearspt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, José Wagner da.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeApproaches to textual genres in the textbook of the final years of elementary school: a look at the collection “Português: linguagens”.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, José Wagner da. Abordagens dos gêneros textuais no livro didático dos anos finais do Ensino Fundamental: um olhar sobre a coleção “Português: linguagens”. 2021. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSÉ WAGNER DA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfJosé Wagner da Silva. TCC. Licenciatura em letras - Língua Portuguesa. 2021. 329.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.