Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19532
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCASTRO, J.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520929521744425pt_BR
dc.contributor.advisor1MOURA, Adriana Sidralle Rolim de.
dc.contributor.advisor1IDROLIM-MOURA, Adriana Sidralle.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1626108523496818pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.description.resumoCom base em vivências no curso de Letras, em pesquisas sobre os letramentos e o letramento acadêmico, foi possível refletir a respeito das dificuldades de escrever do aluno universitário. Desde os fichamentos, passando por resenhas, resumos, artigos e relatórios, a dificuldade com esses gêneros textuais durante a graduação levou à feitura desse trabalho. Após o Ensino Fundamental e Médio, mesmo com muitos gêneros textuais já aprendidos, os estudantes que chegam ao Ensino Superior precisam do letramento acadêmico. Consequentemente, alavancou-se a ideia de buscar formas de contribuir para minimizar esse problema. Assim, eis a seguinte questão de pesquisa: como amenizar as dificuldades na produção do gênero acadêmico artigo científico? O objetivo geral é investigar caminhos que facilitem a produção do gênero acadêmico artigo científico para estudantes universitários. A pesquisa é de cunho bibliográfico, com abordagem qualitativa, resultado de reflexões acerca do material lido nos manuais linguísticos, artigos científicos e trabalhos monográficos, que subsidiaram o desenvolvimento do presente trabalho. Acredita-se que esse estudo traga contribuições para um aprofundamento acerca do letramento acadêmico e, por meio da proposta de uma oficina, objetiva-se dirimir, de alguma maneira, as dificuldades enfrentadas pelos graduandos na produção do artigo científico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLetramento acadêmico: limites e possibilidades.pt_BR
dc.date.issued2021-05-25
dc.description.abstractBased on experiences in the Portuguese Language course, in research on literacies and academic literacy, it was possible to reflect on the difficulties of writing faced by the university student. During higher education, the hard time dealing with varied academic textual genres, such as annotations, reviews, abstracts, articles, and reports among others, led to the realization of this work. After elementary and high school, even with many text genres already learned, students who reach higher education need academic literacy And, for that reason, the idea of looking for ways to contribute to minimize this problem. So, here is the following research question: how to alleviate the difficulties in the production of the academic genre scientific article? The general objective is: to investigate how to facilitate the production of the academic genre scientific article for university students. This research is of a bibliographic nature, with a qualitative approach, the result of reflections on the material read, namely linguistic manuals, scientific articles and monographic works, which subsidized the development of the present work. It is believed that this work may bring contributions to go further on the issue of academic literacy and by proposing a workshop, it is aimed to somehow meet the difficulties faced by the undergraduate students when producing scientific articles.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19532
dc.date.accessioned2021-06-22T11:57:13Z
dc.date.available2021-06-22
dc.date.available2021-06-22T11:57:13Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLetramento acadêmicopt_BR
dc.subjectGênero acadêmicopt_BR
dc.subjectArtigo científicopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEscrita científicapt_BR
dc.subjectCiênciapt_BR
dc.subjectacademic literacypt_BR
dc.subjectacademic genrept_BR
dc.subjectScientific articlept_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectscientific writingpt_BR
dc.subjectSciencept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCASTRO, Janaina de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAcademic literacy: limits and possibilities.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationCASTRO, Janaina de. Letramento acadêmico: limites e possibilidades. 2021. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANAINA DE CASTRO. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2021.pdfJanaina de Castro. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021.319.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.