Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19475
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
dc.contributor.advisor1IDCORRÊA, A. M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7748176565683643pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.contributor.referee2DANTAS, Daniel Soares.
dc.description.resumoO professor de Português, ao trabalhar a língua nas suas variadas possibilidades de composição da mensagem, encontra desafios na implementação da inclusão do discente cego na sala de aula comum. Dessa inquietação surge este trabalho que tem como objetivo principal refletir sobre o uso de estratégias e recursos voltados ao ensino de Língua Portuguesa para o aluno cego na escola regular, numa proposta inclusiva. A metodologia utilizada caracteriza uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e exploratório. Para tanto, a presente investigação é construída a partir do construtos teóricos de autores a exemplo de Aranha (2005), Farias (2011), Lomônaco (2010), Romagnolli e Ross (2008) e Vygotsky (1989). Por meio desses autores foi possível compreender a perspectiva histórica com enfoque nas legislações e decretos que norteiam o acesso desses alunos a inclusão escolar e que subsidiam o entendimento dos pressupostos e organizações necessários para promover uma educação inclusiva e acolhedora. A pesquisa indica que para a implementação de práticas inclusivas é necessário que o professor conheça as peculiaridades do aluno, visto que ela influencia diretamente no seu processo educacional e no seu desenvolvimento. Além disso, compreender o papel de recursos como o reglete e punção, máquina Perkins, impressora braile, linhas braile, softwares e leitores de tela são essenciais para permitir ao cego o acesso ao texto, a escrita e ao mundo da informação. Já os materiais didáticos selecionados considerando as possibilidades desses estudantes funcionam como estimuladores do educando à medida que enriquecem e facilitam o processo de ensino e aprendizagem, como é o caso dos livros em tinta e braile, imagens em alto relevo, audiolivros e leitores de tela. As estratégias indicadas pelos autores que compõem a pesquisa que são direcionadas ao cego tem por finalidade facilitar a aprendizagem, valorizar sua autonomia do estudante e garantir seu acesso pleno ao conteúdo trabalhado, com a utilização de instrumentos que permitam o seu ingresso ao mundo da literatura, o entendimento dos diversos gêneros textuais, o contato com as regras ortografia e seus diferentes usos. Para isso, formação do professor, portanto, deve estar de acordo com os princípios de atenção à diversidade e à inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, visto que ela é importante para o estabelecimento de uma relação eficaz para o atendimento igualitário entre os alunos cegos e videntes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleEstratégias e recursos didáticos para o ensino da língua portuguesa para alunos cegos na escola regular.pt_BR
dc.date.issued2021-05-14
dc.description.abstractThe Portuguese teacher, when working with the language in its varied possibilities of composition of the message, finds challenges in the implementation of the inclusion of the blind student in the common classroom. This concern arises from this work, whose main objective is to reflect on the use of methods and resources aimed at teaching Portuguese language to the blind student in regular school, in an inclusived proposal. The methodology used characterizes a qualitative research, of bibliographic and exploratory character. To this end, the present investigation is constructed from the theoretical constructs of authors such as Aranha (2005), Farias (2011), Lomônaco (2010), Romagnolli and Ross (2008) and Vygotsky (1989). Through these authors it was possible to understand the historical perspective with a focus on the laws and decrees that guide the access of these students to school inclusion and that subsidize the understanding of the assumptions and organizations necessary to promote an inclusive and welcoming education. The research indicates that for the implementation of inclusive practices, it is necessary for the teacher to know the student's peculiarities, since it directly influences their educational process and development. In addition, understanding the role of resources such as the regulator and punch, Perkins machine, Braille printer, Braille lines, software and screen readers are essential to allow the blind to access text, writing and the world of information. The didactic materials selected, considering the possibilities of these students, act as stimulators of the student as they enrich and facilitate the teaching and learning process, as is the case with books in ink and Braille, embossed images, audiobooks and screen readers. The strategies indicated by the authors that compose the research that are directed to the blind aim to facilitate learning, enhance their student autonomy and guarantee their full access to the content worked on, with the use of instruments that allow them to enter the world of literature, the understanding of the different textual genres, the contact with the spelling rules and their different uses. For this, teacher education, therefore, must be in accordance with the principles of attention to diversity and the inclusion of students with special educational needs, since it is important for the establishment of an effective relationship for the equal care of blind students and those who see.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19475
dc.date.accessioned2021-06-18T14:07:39Z
dc.date.available2021-06-18
dc.date.available2021-06-18T14:07:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAluno cegopt_BR
dc.subjectCegospt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectBrailept_BR
dc.subjectTecnologia inclusivapt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectblind studentpt_BR
dc.subjectblindpt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectBraillept_BR
dc.subjectInclusive technologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMOREIRA, Edna Maria Farias.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeStrategies and teaching resources for teaching Portuguese to blind students in regular schools.pt_BR
dc.identifier.citationMOREIRA, Edna Maria Farias. Estratégias e recursos didáticos para o ensino da língua portuguesa para alunos cegos na escola regular. 2021. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDNA MARIA FARIAS MOREIRA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2021.pdfEdna Maria Farias Moreira. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2021. 847.94 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.