Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMEDEIROS, T. M. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2476899876468297pt_BR
dc.contributor.advisor1SOUSA, José Wanderley Alves de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, José Wanderley Alves dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2153342395005389pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.referee2SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.description.resumoO presente trabalho caracteriza-se como um estudo bibliográfico, de natureza qualitativa, que se apoia em teorias e bases legais que são fundamentais para o ensino de língua portuguesa, enfocando em metodologias e práticas pedagógicas voltadas para o letramento e, de modo mais específico para as atividades de retextualização, a partir do uso de gêneros textuais. A pesquisa, de modo geral, objetiva evidenciar a importância da retextualização para as práticas de letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, a partir da adoção dos gêneros textuais parlenda e conto. Especificamente, o trabalho objetiva discutir pressupostos teóricos de língua portuguesa; caracterizar o conceito de letramento e sua importância para o ensino de língua portuguesa; destacar a importância dos gêneros textuais para as práticas de letramento; propor atividades de retextualização do gênero parlenda para o conto, aplicáveis, especialmente, aos anos finais do Ensino Fundamental. Como produto, apresenta-se uma sugestão de sequência didática que apresenta sugestões de atividades de retextualização do gênero textual parlenda para o conto. Conclui-se pelo presente estudo que a escola deve conceber o letramento como uma imersão que a criança ou o jovem tem no mundo da escrita, e diante dessa nova visão e concepção, o educador pode observar que são inúmeras as possibilidades de práticas pedagógicas para se trabalhar o ensino de língua portuguesa, no que diz respeito a escrita e a leitura, dentre elas, a retextualização assume papel fundamental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleLetramento e atividades de retextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas.pt_BR
dc.date.issued2021-06-01
dc.description.abstractThe present work is characterized as a bibliographic study, of a qualitative nature, which is based on theories and legal bases that fundamentals the teaching of the Portuguese language, focusing on methodologies and pedagogical practices focused on literacy and, more specifically for teaching activities. retextualization, from the use of textual genres. The research, in general, aims to highlight the importance of retextualization for literacy practices in the final years of elementary school, from the adoption of the textual genres parlenda and short story. Specifically, the work aims to discuss theoretical assumptions of the Portuguese language; characterize the concept of literacy and its importance for Portuguese language teaching; highlight the importance of textual genres for literacy practices; propose retextualization activities of the genre parlenda for the short story, applicable, especially, to the final years of elementary school. As a product, a didactic sequence suggestion is presented, which presents suggestions for retextualization activities from the textual genre parlenda for the short story. It is concluded by the present study that the school must conceive literacy as an immersion that the child or young person has in the world of writing, and in view of this new vision and conception, the educator can observe that there are countless possibilities for pedagogical practices to working the teaching of Portuguese language, with regard to writing and reading, among them, retextualization assumes a fundamental role.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19467
dc.date.accessioned2021-06-18T11:41:14Z
dc.date.available2021-06-16
dc.date.available2021-06-18T11:41:14Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectRetextualizaçãopt_BR
dc.subjectGêneros textuaispt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectParlendapt_BR
dc.subjectContopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectliteracypt_BR
dc.subjectRetextualizationpt_BR
dc.subjectTextual genrespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectParlendapt_BR
dc.subjecttalept_BR
dc.subjectwritingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Thaise Mendes Pedrosa de.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and retextualization activities in the early years of elementary school: didactic-pedagogical approaches.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Thaíse Mendes Pedrosa de. Letramento e atividades de recontextualização nos anos iniciais do Ensino Fundamental: abordagens didático-pedagógicas. 2021. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras Língua Portuguesa - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THAÍSE MENDES PEDROSA DE MEDEIROS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA - PORTUGUESA. 2021.pdfThaíse Mendes Pedrosa de Medeiros. TCC. Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2021.257.29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.