Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19172
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLIMA, E. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4103856332466854pt_BR
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.contributor.referee1BORBA, Valéria de Lima.
dc.contributor.referee2MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.description.resumoEsta  pesquisa  tem  como  objeto  de  estudo  o  processo  de  leitura.  Entendemos  que  o desenvolvimento  da  leitura  se  dá  quando  compreendemos  uma  informação,  quando construímos sentido para o que lemos de maneira ativa e crítica.  Assim, o objetivo geral desse trabalho é propor o ensino de leitura partindo de atividades que desenvolvam competências e habilidades nos alunos com o gênero literário conto de fadas em uma turma de 7º ano. Esta pesquisa é de cunho qualitativo, que a partir da realidade escolar de uma escola pública situada no interior do Ceará, foi elaborada uma proposta didático pedagógica de leitura para alunos do 7º ano do ensino fundamental. Então, para a elaboração da proposta, foram analisados os documentos  fornecidos  pela  escola  colaboradora  e  observações  realizadas  na  instituição  de ensino seguindo um roteiro de observação. Os estudos realizados mostraram que as atividades de  leitura  realizadas  pela  escola  ainda  não  são  suficientes  para  tornar  os  alunos  leitores competentes e autônomos. No que concerne ao trabalho com o texto literário, proposto pela escola, o estudo evidenciou que é realizado de forma muito básica, é dada a preferência somente ao que aparece no livro didático com exercícios focados em questões gramaticais e estrutura do gênero. As observações e análises realizadas culminaram em uma proposta de atividades de leitura, de acordo com os pressupostos de Solé (1998) que direcionam o ensino de leitura em três momento antes, durante e depois da leitura do texto. pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleUma proposta de atividades de leitura e releitura dos contos de fada para os alunos do 7º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2020-02-28
dc.description.abstractThis research has as object of study the reading process. We understand that the development of reading occurs when we understand information, when we make sense of what we read in an active and critical way. Thus, the general objective of this work is to propose the teaching of reading starting from activities that develop skills and abilities in students with the literary genre fairy tale in a class of 7th grade. This research is of a qualitative nature, which based on the school reality of a public school located in the interior of Ceará, a didactic pedagogical proposal for reading for students of the 7th year of elementary education was prepared. Then, for the preparation of the proposal, the documents provided by the collaborating school and observations carried out at the educational institution were analyzed following an observation script.Observations carried out at the educational institution following an observation script. Studies have shown that the reading activities carried out by the school are not yet sufficient to make students competent and autonomous readers. Regarding the work with the literary text, proposed by the school, the study showed that it is carried out in a very basic way, preference is given only to what appears in the textbook with exercises focused on grammatical issues and gender structure. The observations and analyzes carried out culminated in a proposal for reading activities, according to the assumptions of Solé (1998) that guide the teaching of reading in three moments before, during and after reading the text.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19172
dc.date.accessioned2021-06-02T13:55:06Z
dc.date.available2021-06-02
dc.date.available2021-06-02T13:55:06Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContos de fadaspt_BR
dc.subjectAtividade de leiturapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectReading activitypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLIMA, Eleazart Ferreira.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeA proposal of reading and re-reading activities of fairy tales for students in the 7th grade of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationLIMA, Eleazart Ferreira. Uma proposta de atividades de leitura e releitura dos contos de fada para os alunos do 7º ano do ensino fundamental. 2020. 158f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELEAZART FERREIRA LIMA. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2020.pdfEleazart Ferreira Lima. Dissertação PROFLETRAS. 2020.1.63 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.