Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19170
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBAGAGIM, N. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5264373333379749pt_BR
dc.contributor.advisor1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.advisor1IDJOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522820813285364-
dc.contributor.referee1FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.contributor.referee2FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer.-
dc.description.resumoAtualmente, no cenário educacional brasileiro, alterações impositivas no âmbito curricular têm provocado discussões a respeito do ensino, especialmente sobre a atuação do professor, considerando que os planejamentos pedagógicos e a prática docente tendem a ser condicionadas às concepções teórico-metodológicas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Assim, considerando a importância do professor na reformulação curricular, esta pesquisa objetiva analisar os saberes e as expectativas de professores/as da Rede Municipal de Educação de Ouricuri/PE acerca dos postulados de caráter geral da BNCC e das diretrizes curriculares do componente de Língua Portuguesa impostas pelo documento. Para alcançar o objetivo traçado, esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e exploratória, pois o objeto de análise deste estudo são os saberes e as expectativas docentes sobre a BNCC. Para isso, utilizamos como procedimento investigativo para a coleta de dados a entrevista semiestruturada. Respaldamo-nos nas contribuições de Lopes (2018; 2019), Lopes e Macedo (2011), Moreira e Candau (2007; 2008) e Silva (2017) que discutem as concepções curriculares e o caráter homogêneo e centralizador da BNCC. Esta pesquisa também dialoga com os pressupostos de Girotto (2018), Giroux (1997), Hypolito (2019), Marchelli (2014), Moreira; Silva (1994) que refletem sobre a formulação dos currículos a partir da BNCC sob uma perspectiva de mudanças das políticas curriculares no sistema educacional brasileiro. Além disso, o estudo traz as ponderações de Geraldi (2015), Lopes (2018), Macedo (2019), dentre outros. Deste estudo, constatamos que mesmo a política da BNCC se apresentando como impactantes no ensino e na prática pedagógica ainda existem muitas lacunas a serem preenchidas, dentre elas o olhar das políticas públicas com os/as professores/as, tendo em vista que esses profissionais estão alheios aos postulados da BNCC devido à ausência de formação e discussão. No estudo realizado, a maioria dos/as docentes colaboradores afirmaram não saber, com propriedade, o que pretende a normativa para o Ensino de Língua Portuguesa, mas esperam que o documento ajude na superação das dificuldades dos alunos por enfatizar a textualidade, apesar de desconhecerem as suas diretrizes. Logo, é possível concluir que os saberes e as expectativas dos postulados da BNCC pelos/as professores/as são silenciosos, confusos e conflitantes, causando-lhes inquietações diante da realidade curricular obrigatória.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras.pt_BR
dc.titleSaberes e expectativas de professores de Língua Portuguesa do ensino  fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Comum Curricular.pt_BR
dc.date.issued2019-12-13-
dc.description.abstractCurrently, in the Brazilian educational scenario, imposing changes in the curriculum have provoked discussions about teaching, especially about the teacher's performance, considering that pedagogical planning and teaching practice tend to be conditioned to the theoretical- methodological conceptions of the Common National Curricular Base. (BNCC). Thus, considering the importance of the teacher in curricular reformulation, this research aims to analyze the knowledge and expectations of teachers of the Ouricuri / PE Municipal Education Network about the general postulates of the BNCC and the curricular guidelines of the Portuguese Language component imposed by the document. To reach the goal set, this research is characterized as qualitative and exploratory, because the object of analysis of this study is knowledge and expectations of teachers. For this, we used as investigative procedure for data collection the semi-structured interview. We support the contributions of Lopes (2018; 2019), Lopes and Macedo (2011), Moreira and Candau (2007; 2008) and Silva (2017) who discuss the curricular conceptions and the homogeneous and centralizing character of BNCC. This research also dialogues with the assumptions of Girotto (2018), Giroux (1997), Hypolito (2019), Marchelli (2014), Moreira; Silva (1994) who reflect on the formulation of curricula from the BNCC under a perspective of changes in curriculum policies in the Brazilian educational system. In addition, the study brings the weightings of Geraldi (2015), Lopes (2018), Macedo (2019), among others. From this study, we found that even the policy of BNCC presenting itself as impacting in teaching and pedagogical practice there are still many gaps to be filled, among them the look of public policies with teachers, considering that these professionals are foreign to the postulates of the BNCC due to the lack of training and discussion. In the study carried out, most of the collaborating teachers stated that they do not know properly what the norms for Portuguese Language Teaching want, but they hope that the document will help to overcome the students' difficulties by emphasizing textuality, despite not knowing their guidelines. Therefore, it is possible to conclude that the knowledge and expectations of BNCC postulates by teachers are silent, confusing and conflicting, causing them concerns regarding the compulsory curricular reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19170-
dc.date.accessioned2021-06-02T13:35:56Z-
dc.date.available2021-06-02-
dc.date.available2021-06-02T13:35:56Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectCommon National Curriculum Basept_BR
dc.subjectResumept_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectTeacherspt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBAGAGIM, Natália Coêlho.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeKnowledge and expectations of Portuguese language teachers of elementary school in the final years about the Common National Curriculum Base.pt_BR
dc.identifier.citationBAGAGIM, Natália Coêlho. Saberes e expectativas de professores de Língua Portuguesa do ensino fundamental dos anos finais acerca da Base Nacional Curricular. 2019. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Letras em Rede - PROFLETRAS - (Cajazeiras).

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NATALIA COÊLHO BAGAGIM. DISSERTAÇÃO PROFLETRAS.2019.pdfNatália Coêlho Bagagim. Dissertação PROFLETRAS. 2019.2.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.