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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18501
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | LINS, T. S. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0817158982822997 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CEBALLOS, Viviane Gomes de. | |
dc.contributor.advisor1ID | CEBALLOS, V. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | MOREIRA NETO, Mariana. | |
dc.contributor.referee2 | JÁCOME NETO, Félix. | |
dc.description.resumo | Tendo em vista que a utilização de fontes literárias vem ampliando as diversas percepções do fazer da História – desde o século XX com a ampliação do significado e uso das fontes pelos Annales e a consolidação da relação entre a História e a Literatura –, a presente pesquisa propõe analisar as comédias “Lisístrata” e “Assembleia das mulheres”, do comediógrafo Aristófanes, com o intuito de problematizar os papéis social e político da mulher na sociedade grega, em especial a ateniense, construídos pelas representações dos femininos, mais especificamente, no período de 411 a.C. a 392 a.C. Para tanto, tomando como base Chartier (2002), buscamos estabelecer um olhar para além da obra, analisando em seu conjunto a historicidade, a subjetividade do autor e a relação entre os interlocutores das referidas peças. Diante disso, realizamos a “montagem do cenário”, o espaço urbano da pólis, no qual buscamos refletir a partir de uma perspectiva urbanística, Benevolo (2012), as relações entre a delimitação do público e do privado estabelecidas por meio dos signos que compõem a pólis, com a construção dos “espaços do masculino e do feminino”. A partir da análise dos enredos, percebemos que a segregação desses espaços de atuação na pólis advém da concepção da existência de um “lugar” do masculino e do feminino que são construídos historicamente através da alteridade, como atenta Joan Scott (1989) e Elisabeth Badinter (1993). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.title | Teatralizando o feminino: representações da mulher na Literatura de aristófanes (411- 392 a.c.). | pt_BR |
dc.date.issued | 2020-12-03 | |
dc.description.abstract | Bearing in mind that the use of literary sources has been expanding the diverse perceptions of the making of History since the 20th century with the expansion of the meaning and use of sources by the Annales and the consolidation of the relationship between History and Literature , the present research proposes to analyze the comedies “Lisístrata” and “Assembleia das mulheres”, by comedian Aristophanes, to problematize the social and political roles of women in Greek society, especially Athenian, constructed by the representations of women, more specifically, in the period of 411 BC to 392 BC. Therefore, based on Chartier (2002), we seek to establish a look beyond the work, analyzing as a whole the historicity, the subjectivity of the author, and the relationship between the interlocutors of the referred pieces. Given this, we carried out the “setting up of the scenario”, the urban space of the polis, in which we seek to reflect, from an urban perspective, Benevolo (2012), the relations between the delimitation of the public and the private established through the signs that compose to the polis, with the construction of “spaces for the male and female”. From the analysis of the plots, we realize that the segregation of these spaces of action in the polis comes from the conception of the existence of a “place” of the masculine and the feminine that is historically constructed through otherness, as attend Joan Scott (1989) and Elisabeth Badinter (1993). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18501 | |
dc.date.accessioned | 2021-05-03T00:29:38Z | |
dc.date.available | 2021-05-02 | |
dc.date.available | 2021-05-03T00:29:38Z | |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Comédia | pt_BR |
dc.subject | Aristófanes | pt_BR |
dc.subject | Pólis | pt_BR |
dc.subject | Representação feminina | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.subject | Teatro grego | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade feminina | pt_BR |
dc.subject | Casamento | pt_BR |
dc.subject | Sociedade grega | pt_BR |
dc.subject | Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Mulher na sociedade | pt_BR |
dc.subject | Comedy | pt_BR |
dc.subject | Aristophanes | pt_BR |
dc.subject | Polis | pt_BR |
dc.subject | Female representation | pt_BR |
dc.subject | Alterity | pt_BR |
dc.subject | Greek theater | pt_BR |
dc.subject | Female sexuality | pt_BR |
dc.subject | Wedding | pt_BR |
dc.subject | Greek society | pt_BR |
dc.subject | Literary analysis | pt_BR |
dc.subject | Women in society | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LINS, Tatiana de Sousa. | |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Theatricalizing the feminine: representations of women in the literature of aristophanes (411 - 392 a.c.). | pt_BR |
dc.identifier.citation | LINS, Tatiana de Sousa. Teatralizando o feminino: representações da mulher na Literatura de aristófanes (411 - 392 a.c.). 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em História CFP |
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TATIANA DE SOUSA LINS. TCC. LICENCIATURA EM HITSÓRIA. 2020.pdf | Tatiana de Sousa Lins. TCC. Licenciatura me História. 2020. | 458.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
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