Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, ISRAEL SOARES.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0363652061692234pt_BR
dc.contributor.referee1CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.referee2NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
dc.description.resumoO referido trabalho tem como tema a relação entre ensino de História e Música e foi desenvolvido com a finalidade de discutir suas possibilidades e limitações. Compreendemos que pode haver um melhor entendimento da relação existente entre passado/presente e do que é ensinado em sala de aula, a partir da construção de pontes com a música. Com isso, vale mencionar que as letras das músicas podem proporcionar ao educando uma melhor contextualização em relação aos elementos indicados mediante o período histórico trabalhado em aula. Partimos do pressuposto que o ambiente educativo é um campo de desafios para o andamento do ofício de professor. Diante desse desafio, propomos um trabalho que refletisse questões relacionadas à relação ensino de História e música e buscamos assim, contextualizar como a música surgiu e influenciou nas relações sociais e históricas; discutir questões teóricas que apontam limitações e possibilidades do uso da música no ensino e propor atividades pedagógicas para o uso da música no ensino de História. Assim, esta pesquisa é de suma importância para refletirmos a construção da identidade do aluno que atuam na nossa sociedade como agente histórico crítico-reflexivo, tendo da mesma forma o saber de que a escola se torna o lugar de descoberta e significado, e o conhecimento ocorre de fora para dentro facilitando a formação dos alunos mediante uma relação contínua, esclarecida por meio de discussões fundamentadas em função de circunstâncias determinadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.titleMúsica e ensino de história.pt_BR
dc.date.issued2020-12-04
dc.description.abstractThis work has as its theme the relationship between History and Music teaching and was developed with the purpose of discussing its possibilities and limitations. We understand that there may be a better understanding of the relationship between past / present and what is taught in the classroom, based on the construction of bridges with music. Thus, it is worth mentioning that the lyrics of the songs can provide the student with a better context in relation to the elements indicated through the historical period worked in class. We start from the assumption that the educational environment is a field of challenges for the progress of the teaching profession. Faced with this challenge, we propose a work that reflects issues related to the relationship between history and music teaching and we seek, in this way, to contextualize how music emerged and influenced social and historical relations; discuss theoretical issues that point out limitations and possibilities of using music in teaching and propose pedagogical activities for the use of music in history teaching. Thus, this research is of paramount importance to reflect the construction of the student's identity who work in our society as a criticalreflective historical agent, having in the same way the knowledge that the school becomes the place of discovery and meaning, and the knowledge it occurs from the outside in, facilitating the training of students through a continuous relationship, clarified through reasoned discussions based on determined circumstancespt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396
dc.date.accessioned2021-04-28T17:38:39Z
dc.date.available2021-04-28
dc.date.available2021-04-28T17:38:39Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRelações sociaispt_BR
dc.subjectAtividades pedagógicaspt_BR
dc.subjectConstrução da identidadept_BR
dc.subjectAgente históricopt_BR
dc.subjectAmbiente educativopt_BR
dc.subjectLinguagem musicalpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectSongpt_BR
dc.subjectSocial relationshipspt_BR
dc.subjectPedagogical activitiespt_BR
dc.subjectIdentity constructionpt_BR
dc.subjectHistorical agentpt_BR
dc.subjectEducational environmentpt_BR
dc.subjectMusical languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorQUARESMA, Benício Duarte.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMusic and history teaching.pt_BR
dc.identifier.citationQUARESMA, Benício Duarte. Música e ensino de história. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em História CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BENÍCIO DUARTE QUARESMA. TCC. LICENCIATURA EM HISTÓRIA. 2020.pdfBenício Duarte Quaresma. TCC. Licenciatura em História. 2020. 457.62 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.