Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1DANTAS, Nozângela Maria Rolim.-
dc.contributor.advisor1IDDANTAS, Nozângela Maria Rolim.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685pt_BR
dc.description.resumoA importância dos Recursos Tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. Trata de como professores utilizam os recursos, como: retroprojetor, computadores, Televisão, vídeo, cartazes, entre outros, na sala de aula, a partir da perspectiva dos alunos. Esse estudo procura demonstrar que e possível o desenvolvimento de atividades educacionais mais dinâmicas dentro da perspectiva das tecnologias no campo da educação. Tais inovações nas series iniciais do ensino fundamental são consideradas de fundamental importância na sala de aula, desde que sejam usados de maneira adequada, pois possibilita um ambiente escolar agradável e favorável a construção da aprendizagem, por meio de pesquisas e produção do conhecimento. Esses elementos foram observados a partir da analise dos dados que foram coletados através de um questionário semi-estruturado aplicado a 13 alunos do 5° ano, de uma escola publica da cidade de Serra Grande/PB. Os mesmos demonstraram a importância de tais recursos, afirmando que a aula se toma mais prazerosa e de fácil assimilação, melhorando a leitura e a escrita. Portanto, cabe a escola, na condição de instituição responsável pela formação dos educandos, habilitar pessoas capazes de lidar com os avanços tecnológicos, para inserção no mercado de trabalho e para o desenvolvimento da consciência critica desses alunos, tomando-os sujeitos de sua historia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThe importance of Technological Resources in the teaching / learning process for 5th year students of elementary school. It deals with how teachers use resources, such as: overhead projector, computers, television, video, posters, among others, in the classroom, from the students' perspective. This study seeks to demonstrate that it is possible development of more dynamic educational activities from the perspective of technologies in the field of education. Such innovations in the early grades of education fundamental are considered of fundamental importance in the classroom, since that are used properly, as it enables a school environment pleasant and favorable to the construction of learning, through research and knowledge production. These elements were observed from the analysis of the data that were collected through a semi-structured questionnaire applied to 13 5th grade students, from a public school in the city of Serra Grande / PB. They demonstrated the importance of such resources, stating that the class it takes more pleasure and easy assimilation, improving reading and writing. Therefore, it is up to the school, as an institution responsible for the training of students, enabling people capable of dealing with technological advances, for insertion in the labor market and for the development of awareness criticizes these students, making them subjects of their history.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13629-
dc.date.accessioned2020-07-29T20:54:13Z-
dc.date.available2020-07-29-
dc.date.available2020-07-29T20:54:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação - recursos tecnológicospt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectRelação - professor - alunopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicos na educaçãopt_BR
dc.subjectEducation - technological resourcespt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.subjectRelationship - teacher - studentpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTechnological resources in educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Rozicleide Nunes da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of technological resources in the teaching / learning process for students in the 5th year of elementary school.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Rozicleide Nunes da. A importância dos recursos tecnológicos no processo de ensino/aprendizagem para alunos do 5° ano do ensino fundamental. 2010. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROZICLEIDE NUNES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfRozicleide Nunes da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2010.1.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.