Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13526
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1SOUSA, Débia Suênia da Silva.-
dc.contributor.advisor1IDSOUSA, D. S. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9308347413386263pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo explanar a relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. Tendo em vista a colaboração do lúdico para a criança, o trabalho inicia-se com uma breve discussão sobre o brincar e suas contribuições, abordando a importância do ato de brincar, o mundo ilusório da criança e o brincar na escola. Também traz uma breve abordagem sobre as contribuições de Vygotsky a despeito do processo de desenvolvimento da criança, como também a reconhecimento do brincar para o mesmo. Deste modo, salienta-se destacar também o brincar enquanto influenciador da aprendizagem, algumas praticas observadas e alguns posicionamentos de educandos sobre o brincar. A pesquisa relata também as experiencias vivenciadas do Estagio Supervisionado em Docência onde o brincar esteve presente enquanto ferramenta fundamental na pratica de ensino. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utilizou como instrumento coleta de dados entrevistas, observação e fontes documentais, tais como Diário de Campo e Portfolio. Conclui-se assim que o brincar e indispensável para a criança em todas as etapas de sua vida, e pode ser considerado também um grande aliado do professor enquanto influenciador no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança.pt_BR
dc.date.issued2010-
dc.description.abstractThis work aims to explain the relationship between play and the child's cognitive development. In view of the collaboration of the ludic for the child, the work begins with a brief discussion about playing and its contributions, addressing the importance of the act of playing, the child's illusory world and playing at school. It also provides a brief overview of the contributions of Vygotsky despite the child's developmental process, as well as the recognition of playing for the same. In this way, it is worth mentioning also the playing while influencing learning, some observed practices and some students' positions on playing. The research also reports experiences of the Supervised Internship in Teaching where playing has been present as a fundamental tool in teaching practice. It is a qualitative research, which used interviews as a data collection instrument, observation and documentary sources, such as Diário de Campo and Portfolio. Concludes so play is indispensable for children at all stages of their lives, and can also be considered a great ally of the teacher as an influencer in the teaching-learning process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13526-
dc.date.accessioned2020-07-24T20:22:42Z-
dc.date.available2020-07-24-
dc.date.available2020-07-24T20:22:42Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento cognitivo infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAprendizagem através de jogospt_BR
dc.subjectGames and gamespt_BR
dc.subjectChild cognitive developmentpt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectLearning through gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCARVALHO, Michelle Liliane da Silva.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe relationship between play and the child's cognitive development.pt_BR
dc.identifier.citationCARVALHO, Michelle Liliane da Silva. A relação existente entre a brincadeira e o desenvolvimento cognitivo da criança. 2010. 46f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MICHELLE LILIANE DA SILVA CARVALHO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdfMichelle Liliane da Silva Carvalho. Monografia Pedagogia. CFP 2010. 3.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.