Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340
Title: | A preservação da natureza nas séries iniciais. |
Other Titles: | The preservation of nature in the initial series. |
???metadata.dc.creator???: | SOARES, Cristiana Pereira. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
Keywords: | Educação ambiental;Meio ambiente;Educação infantil;Natureza-preservação;Environmental education;Environment;Child education;Nature-preservation |
Issue Date: | Dec-2010 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOARES, Cristiana Pereira. A preservação da natureza nas séries iniciais. 2010. 40f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente monografia apresenta a importância de trabalhar a Educação Ambiental nas series iniciais do Ensino Fundamental I com o objetivo de pesquisar o que os discentes entendem por Meio Ambiente e quais os problemas que afetam a natureza. A mesma aborda as praticas desenvolvidas pelos educadores e as dificuldades encontradas durante o desenvolvimento do objeto de estudo, quando relacionava com os conteúdos programados. Esta pesquisa ainda aborda as experiências adquiridas durante o Estagio Supervisionado em Docência, onde foi trabalhado a Educação Ambiental durante todo esse período, contribuindo para o processo de ensino aprendizagem, e uma pesquisa com abordagem qualitativa, que utilizou como instrumentos de coleta de dados, entrevistas, observação e fontes documentais como: portfolio e diário de campo elaborado durante o estagio. Assim conclui-se que para a continuidade deste trabalho e necessário que as escolas e educadores tomem consciência da importância de trabalhar Educação Ambiental em todas as disciplinas como uma possibilidade de conscientizar os discentes. |
Abstract: | This monograph presents the importance of working with Environmental Education in the series of Elementary School I in order to research what students understand by Environment and what problems affect nature. It addresses the practices developed by educators and the difficulties encountered during the development of the object of study, when related to the programmed contents. This research addresses the experiences acquired during the Supervised Teaching Internship, where Environmental Education worked throughout this period, contributing to the process of teaching learning, and a research with a qualitative approach, which used as instruments for data collection, interviews, observation and documentary sources such as: portfolio and field diary prepared during the internship. Thus it is concluded that for the continuity this work and it is necessary that schools and educators become aware of the importance of to work on Environmental Education in all subjects as a possibility of make students aware. |
Keywords: | Educação ambiental Meio ambiente Educação infantil Natureza-preservação Environmental education Environment Child education Nature-preservation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13340 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CRISTIANA PEREIRA SOARES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdf | Cristina Pereira Soares. Monografia Pedagogia. CFP 2010. | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.