Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13338
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | ANDRADE, F. P. G. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1291903009203656 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Débia Suênia da Silva. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, D. S. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia apresenta a importância de trabalhar o lúdico no processo de ensino e aprendizagem, tendo sempre em mente que os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança. Sabendo da importância do brincar na educação infantil, o trabalho inicia-se com uma breve definição do que é o lúdico. Também aborda a pratica desenvolvida pelos educadores e as dificuldades apresentadas pelos mesmos em trabalhar com esse instrumento facilitador da aprendizagem integrando aos conteúdos. Nesse sentido, e destacada a apresentação dos educandos sobre a utilização do lúdico no desenvolvimento da aprendizagem, identificando a importância das atividades lúdicas como suporte na aprendizagem para o desenvolvimento das potencialidades afetiva, criativa, cognitiva e social da criança. A pesquisa, ainda, aborda as vivencias do Estagio Supervisionado em Docência, no qual enfatiza dentre outros aspectos a utilização do lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, na qual se utilizou como instrumentos de coleta de dados a observação, entrevistas, fontes documentais, constituídas por um Portfolio, com os pianos de aula e as atividades desenvolvidas durante o estagio, e um diário de campo. Conclui-se que e essencial não esquecer que, se a criança brinca espontaneamente, a atuação dos educadores não pode ser improvisada. No entanto, percebe-se que as escolas precisam valorizar e trabalhar mais com o lúdico, para que tenham alunos motivados a aprender de forma prazerosa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O lúdico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010-11 | - |
dc.description.abstract | This monograph presents the importance of working on play in the teaching and learning process learning, always keeping in mind that games, toys and games are part of of the child's world. Knowing the importance of playing in early childhood education, work starts with a brief definition of what is playful. It also addresses the practice developed by the educators and the difficulties presented by them in working with this facilitator of learning by integrating content. In this sense, and highlighted the presentation of students on the use of playfulness in the development of learning, identifying the importance of ludic activities as support in the learning for the development of affective, creative, cognitive and social potentials of child. The research also addresses the experiences of the Supervised Internship in Teaching, which emphasizes, among other aspects, the use of playfulness in the teaching process and learning. It is a research with a qualitative approach, in which it was used as instruments for data collection, observation, interviews, documentary sources, constituted for a Portfolio, with the lesson plans and activities developed during the internship, and a field journal. It is concluded that it is essential not to forget that if the child plays spontaneously, the role of educators cannot be improvised. However, it is clear that schools need to value and work more with play, so that they have students motivated to learn in a pleasant way. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13338 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-17T00:09:48Z | - |
dc.date.available | 2020-07-16 | - |
dc.date.available | 2020-07-17T00:09:48Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Jogos e brincadeiras | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Atividades lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Ludic | pt_BR |
dc.subject | Games and games | pt_BR |
dc.subject | Child education | pt_BR |
dc.subject | Playful activities | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | GONÇALVES, Francineide de Paiva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The playful. | pt_BR |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Francineide de Paiva. O lúdico. 2010. 43f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FRANCINEIDE DE PAIVA GONÇALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdf | Francineide de Paiva Gonçalves. Monografia Pedagogia. CFP 2010. | 1.77 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.