Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | SOUSA, Débia Suênia da Silva. | - |
dc.contributor.advisor1ID | SOUSA, D. S. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao longo deste trabalho para possibilitar um melhor entendimento, vamos procurar analisar a influencia da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem destacando que o ato de ensinar e aprender implica uma mudança na postura por parte do professor, que e superar a mera transmissão de conhecimento, cumprindo um papel mais prospectivo de conhecimento e aperfeiçoamento. O objetivo deste estudo e possibilitar a compreensão do contexto nos elementos centrais da pesquisa - aluno, professor e escola. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi o estudo de cada caso. Utilizaram-se como instrumentos de coleta de dados o questionário, a entrevista, o portfólio e o diário de campo. Nesse sentido, os resultados obtidos contribuem significativamente para o entendimento de questões relacionadas a aprendizagem que possam contribuir de forma abrangente nas possibilidades de mudanças. Nessa perspectiva, destaca-se a relação professor - aluno que e um dos aspectos centrais das questões educacionais nos dias atuais. E que deve fazer parte do projeto politico das unidades escolares, e preciso que aconteça essa interação dentro da escola, pois e um assunto que precisa ser questionado e trabalhado na sala de aula. No entanto, esse tema deve fazer parte constantemente da pratica pedagógica nas instituintes educacionais por ser o ponto principal do processo ensino-aprendizagem para assim adquirir uma interação entre o professor e o aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.description.abstract | Throughout this work to enable a better understanding, we will try to analyze the influences the teacher-student relationship in the teaching-learning process, highlighting that the the act of teaching and learning implies a change in attitude on the part of the teacher, who overcome the mere transmission of knowledge, fulfilling a more prospective role of knowledge and improvement. The aim of this study is to make it possible to understand the context in the central elements of the research - student, teacher and school. The methodology used for the development of the research was the study of each case. They were used as instruments for data collection: the questionnaire, the interview, the portfolio and the field diary. In this sense, the results obtained contribute significantly to the understanding of learning-related issues that can contribute comprehensively to the possibilities for change. In this perspective, the teacher-student relationship that one of the central aspects of educational issues today. And that should be part of political project of the school units, and I need this interaction to happen within the school, because it is a subject that needs to be questioned and worked on in the classroom. However, this theme should be a constant part of the pedagogical practice in educational institutes for be the main point of the teaching-learning process to acquire an interaction between the teacher and the student. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13330 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-15T20:14:24Z | - |
dc.date.available | 2020-07-15 | - |
dc.date.available | 2020-07-15T20:14:24Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Relação - professor e aluno | pt_BR |
dc.subject | Relacionamento escolar | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Escola - interação - professor e aluno | pt_BR |
dc.subject | Aluno - relação com professor | pt_BR |
dc.subject | Relationship - teacher and student | pt_BR |
dc.subject | School relationship | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | School - interaction - teacher and student | pt_BR |
dc.subject | Student - relationship with teacher | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | PEREIRA, Maria do Carmo. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teacher - student relationship: influences the teaching - learning process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Maria do Carmo. Relação professor - aluno: influencia no processo ensino aprendizagem. 2010. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA DO CARMO PEREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2010.pdf | Maria do Carmo Pereira. Monografia Pedagogia. 2010. | 1.9 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.