Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BRAGA, V. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente investigação tem como objetivo principal discutir com professores do Ensino Fundamental, novas alternativas de avaliação, que torne o aluno, não objeto, mas sujeito do processo avaliativo. Adotei como metodologia a pesquisa exploratória, partindo de um levantamento bibliográfico tomando como base autores renomados como Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, Maria Celina Melchior, Celso Vasconcellos e Pedro Demo entre outros, que permitiu um maior aprofundamento da temática. Adotei como instrumento de coleta de dados o questionário que favoreceu uma visão do que pensam os professores e quais os principais problemas vivenciados, esse trabalho de aplicação e análise do questionário juntamente com as observações, norteou o planejamento do próximo passo da pesquisa prevendo possíveis intervenções. Passei a realizar sessões de estudo com os envolvidos debatendo sobre o tema avaliação, procurando desenvolver novas estrategias que possam melhorar as praticas avaliativas que são aplicadas pelo corpo docente e toda a comunidade escolar, pois e essa a razão principal dessa pesquisa, apontar possíveis soluções aos problemas existentes. Diante desse estudo, torna-se evidente a necessidade de se investir cada vez mais na formação dos docentes e também de toda a equipe pedagógica para que juntos possamos ser conhecedores das mudanças que ocorrem no tocante a educação e todo o processo pedagógico que a fomenta. E necessário que sejamos conhecedores conscientes e críticos para que possamos colaborar para a formação de sujeitos capazes de fazer a diferença dentro de uma sociedade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Avaliação escolar: um desafio para os docentes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-05-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13255 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T16:39:18Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13 | - |
dc.date.available | 2020-07-13T16:39:18Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Avaliação escolar | pt_BR |
dc.subject | Processo avaliativo | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | School evaluation | pt_BR |
dc.subject | Evaluation process | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BRAGA, Verilene Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School evaluation: a challenge for teachers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BRAGA, Verilene Gomes. Avaliação escolar: um desafio para os docentes. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VERILENE GOMES BRAGA. MONOGARFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Verilene Gomes Braga. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 3.52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.