Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUSA, V. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, A. L. M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta monografia faz uma análise pautada diante as discussões entre educação, cultura, identidade negra e formação docente. Para tal, apresenta a necessidade de articulação entre os processos educativos escolares e a inserção de novas temáticas e discussões no campo da formação de professores/as. Este estudo envolve a questão do afro-descendente e formação docente, constitui-se no objeto deste trabalho por serem instrumentos atuais que vem coibir comportamentos racistas na Sociedade brasileira. Partiu-se de antecedentes históricos, originados de acoes de homens que arrancaram os negros africanos de suas terras, por meio de forca de armas, causando a esse continente toda sorte de perversidade com prejuízos que perduram ate os dias de hoje. No entanto não percebemos que: africanos e seus descendentes resistiram e resistem, contribuíram e contribuem em diversos processos de construção deste pais. Dando continuidade as reflexões realizadas pela turma, discutem-se as representações sobre a cor negra, construídas dentro e fora do ambiente escolar, a partir de produções textuais, depoimentos de homens e mulheres negras em videos e desenhos. Para essas pessoas, a experiencia não se reduz ao espaço da família, das amizades, da militância. A escola aparece em vários depoimentos como um importante espaço no qual também se desenvolve o tenso processo de construção da identidade negra. Lamentavelmente, nem sempre ela e lembrada como uma instituição em que o negro e seu padrão estético são vistos de maneira positiva. O entendimento desse contexto revela que o corpo, como suporte de construção da identidade negra, ainda não tem sido uma temática privilegiada pelo campo educacional, principalmente pelos estudos sobre formação de professores e diversidade étnico-cultural. E que esse campo, também, ao considerar tal diversidade, devera se abrir para dialogar com outros espaços em que os negros construam suas identidades. Atentos a importância do trabalho com a questão racial e com a responsabilidade social da escola na desconstrução de estereótipos raciais, alguns estabelecimentos de ensino, sobretudo do setor publico, já desenvolvem trabalhos e projetos voltados para a valorização da cultura negra. As escolas que percebem a importância de um trabalho coordenado com a comunidade, os movimentos sociais e profissionais negros que lidam no seu cotidiano com a questão racial, abrem as suas portas para um trabalho em conjunto. E nesse momento que a articulação entre os espaços escolares e não-escolares pode acontecer. Cabe a nos ampliar e mudar o que temos diante de todos nós. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Afro- descendente e formação docente. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13253 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T16:27:42Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13 | - |
dc.date.available | 2020-07-13T16:27:42Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Identidade negra | pt_BR |
dc.subject | Afro- descendente | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | pt_BR |
dc.subject | Black identity | pt_BR |
dc.subject | Afro-descendant | pt_BR |
dc.subject | Racism | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUSA, Valmira Maria de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Afro-descendants and teacher training. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUSA, Valmira Maria de. Afro- descendente e formação docente. 71f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
VALMIRA MARIA DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Valmira Maria de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 3.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.