Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242
Title: | Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. |
Other Titles: | Technological resources in the classroom: a necessary approach. |
???metadata.dc.creator???: | MENDES, Maria Elizete Batista. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
Keywords: | Recursos tecnológicos;Tecnologia na educação;Prática de ensino;Technological resources;Technology in education;Teaching practice |
Issue Date: | 25-Sep-2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MENDES, Maria Elizete Batista. Os recursos tecnológicos em sala de aula: uma aproximação necessária. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho e constituído do relato de uma pesquisa que foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Desembargador Boto, localizada na cidade de Cajazeiras no alto sertão da Paraíba. Este estudo tem como temática, os RECURSOS TECNOLÓGICOS E A SALA DE AULA: uma aproximação necessária. A referida pesquisa teve como objetivo evidenciar a relevância da utilização dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, orientar educadores e educandos na utilização correta desses recursos e demonstrar as vantagens e desvantagens que as tecnologias podem trazer para a vida dos docentes e discentes. Para concretizar essa investigação, procuramos definir um melhor caminho para atingir os objetivos almejados. Sendo assim, iniciamos com observações em sala de aula, em seguida, fizemos pesquisas bibliográficas, fichamentos e produção textual. Trabalhamos ainda com a aplicação de um questionário, buscando assim, fazer um estudo mais aprofundado, com o intuito de descobrir as maiores dificuldades que professores e alunos possuem em manusear os recursos tecnológicos. A partir desse diagnostico, passamos a trabalhar no sentido de amenizar essas dificuldades. Iniciamos a nossa pesquisa falando primeiramente da sociedade tecnológica, a qual compõe a sociedade contemporânea, a tecnologia no dia - a- dia das pessoas e a tecnologia e o mercado de trabalho. Em seguida, demos continuidade ao nosso trabalho escrevendo sobre a tecnologia no campo educacional que engloba a tecnologia e a escola, a tecnologia e os professores e a tecnologia e os alunos. Alem disso, descrevemos o trabalho que desenvolvemos na escola e por fim tecemos algumas considerações conclusivas. Este trabalho foi muito importante tanto para a nossa formação, como para as dos professores e alunos, pois através dele conseguimos ter uma visão mais ampla da inserção tecnológica no nosso meio social e da sua influencia na nossa vida. Alem disso, aprendemos a utilizar os recursos tecnológicos de forma adequada e obtivemos conhecimentos sobre a importância desses recursos para nos, ou seja, quais as vantagens e desvantagens que eles nos proporciona. |
Keywords: | Recursos tecnológicos Tecnologia na educação Prática de ensino Technological resources Technology in education Teaching practice |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13242 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA ELIZETE BATISTA MENDES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Maria Elizete Batista Mendes. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.