Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NEVES, A. S. | pt_BR |
dc.creator.ID | SILVA, C. S. L. | - |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | A inclusão não se restringe apenas a escola, mas a qualquer outro lugar de convívio social. Lugares onde todos devem ser respeitados como são inseridos no contexto cultural independente de estar ou não dentro dos padrões estabelecidos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, em seu pressuposto geral, deixa claro que os seres humanos nascem livres e iguais sem distinção alguma, no mediamente de cor, de sexo de língua, de religião de nascimento ou de qualquer outra situação, todos são iguais perante a lei bem como o direito a educação assim cria-se a oportunidade da escola para todos, que se efetiva no proposito da escola inclusiva, um processo gradual e contínuo que esta relacionado a reforma de todo o sistema de ensino de maneira geral. A educação inclusiva deve ter como ponto de partida o cotidiano: o coletivo, a escola e a classe comum, onde todos os alunos com necessidade especiais ou não precisam aprender, ter acesso a educação inclusiva e a atenção a diversidade demanda uma maior competência profissional dos professores e projetos educativos mais amplos e diversificados que possuem adaptar-se as distintas necessidades de todos os alunos. Implicam maior flexibilidade e diversificação da oferta educativa que asseguram que todos os alunos obtenham as competências básicas, estabelecida no currículo escolar, por meio de diferentes propostas e alternativas quanto as situações de aprendizagem, horário, matérias estrategias de ensino. Implica também o desenvolvimento de um currículo que seja significante para todos os meninos e meninas e não somente para aqueles que pertencem as classes e culturas dominantes. Trata-se, em definitivo de avançar cada um. Enfim um maior nível implica avançar para a criação de escolas que acolham a todas as crianças e deem respostas as suas necessidades especificas. O Desenvolvimento de escolas inclusivas e um meio fundamental para avançar para sociedade mais justas, integradas e democráticas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Gestão focada na educação inclusiva. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13232 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T09:01:56Z | - |
dc.date.available | 2020-07-12 | - |
dc.date.available | 2020-07-13T09:01:56Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Gestão escolar | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão e educação | pt_BR |
dc.subject | Escola inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Adaptação escolar - inclusão | pt_BR |
dc.subject | School management | pt_BR |
dc.subject | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Inclusion and education | pt_BR |
dc.subject | Inclusive school | pt_BR |
dc.subject | School adaptation - inclusion | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NEVES, Adriana soares das. | - |
dc.creator | SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | School management focused on inclusive education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NEVES, Adriana Soares das; SILVA, Cicera Sinayde Lacerda da. Gestão focada na educação inclusiva. 2007. 37f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ADRIANA SOARES DA NEVES. CICERA SINAYDE LACERDA DAS SILVA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA .CFP 2007.pdf | Adriana Soares das Neves; Cicera Sinayde Lacerda da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2007 | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.