Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215
Title: | Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. |
Other Titles: | Reading: a fascinating journey from the real to the imaginary. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Gleide Gomes da. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Maria Janete de. |
Keywords: | Leitura - educação infantil;Educação infantil e leitura;Leitura na escola;Reading - early childhood education;Early childhood education and reading;Reading at school |
Issue Date: | 2007 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Gleide Gomes da. Leitura: uma viagem fascinante do real ao imaginário. 2007. 77f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A intenção deste trabalho e evidenciar a possibilidade de articulação de varias atividades de ação educativa que se pretende nas series iniciais do Ensino Fundamental, isto e, o aprofundamento dos estudos relativos a leitura. Ler se aprende lendo. O professor e o patrocinador dos atos de leitura na escola, cabe a ele o papel de direcionador, do mestre que vai explorando as possibilidades do leitor ate transforma-lo em critico e autônomo. De acordo com a realidade da Escola Estadual de Demonstração de Sousa - PB, foi possível perceber que existem inúmeras dificuldades de aprendizagem referente a leitura nas series iniciais do Ensino Fundamental, parte-se do principio de que para desenvolver o processo de leitura, faz-se necessário conhecer o trabalho dos professores e sua metodologia de trabalho, A pratica de leitura proporciona a criança elevar seu lado reflexivo, independentemente do contexto escolar, permite ainda compreender e valorizar melhor cada passo do aprendizado na vida e nas práticas sociais. Qualquer leitura exige o domínio da língua e suas nuances, alem de tempo e concentração, determinação e conhecimento sobre o tema ou vontade para aprender e descobrir. O texto lido e um dos objetivos do ensino de Português. E uma forma de demonstrar o texto como um facilitador para a criança entender como funciona a língua, como também, para interpretar melhor os atos de leitura e criar novos atos, por exemplo, a produção textual. E na leitura que as crianças desvendam outras culturas, que hábitos e historia diferentes se revelam para elas, compreendendo, de fato, o sentido da expressão diversidade de ideias, vivencias, sonhos e experiencias. Quanto mais lerem mais aprendem sobre a leitura. Por isso que ler e talvez a coisa mais importante que a escola tem a ensinar, e não só aos alunos, mas a todos os envolvidos numa instituição escolar. Neste sentido, este trabalho tem sua importância, uma vez que representou uma tentativa de colocar em pratica uma reflexão sobre o tema da leitura junto aos professores e as demais pessoas que se interessarem por este trabalho. A leitura gera a atividade coletiva e cooperativa, permitindo a criança vivenciar múltiplas relações com as outras, planejando suas ações, assumindo responsabilidades, sendo agente de seus aprendizados e produzindo algo com sentido. |
Keywords: | Leitura - educação infantil Educação infantil e leitura Leitura na escola Reading - early childhood education Early childhood education and reading Reading at school |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13215 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GLEIDE GOMES DA SILVA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Gleide Gomes da Silva. Monografia Pedagogia. CFP 2007 | 4.95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.