Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | QUEIROGA, A. M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, A. L. M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo objetivou a analise das metodologias e praticas educativas em relação a leitura e escrita com os Portadores Sociais de Textos. Buscou-se também através das atividades propostas orientar e refletir junto aos docentes outros níveis de conhecimentos, considerando a leitura e escrita como um processo continuo e interativo. Primeiramente foram fornecidos pressupostos gerais sobre o ensino nas series inicias, a elaboração da leitura e escrita, as teorias, as discussões e reflexões dentro do espaço escolar. Em seguida, abordamos a linguagem, suas concepções acerca da oralidade e escrita, e seus aspectos discursivos e características. Tentamos dentro desse contexto demonstrar a necessidade e a importância de o professor saber identificar as fases da aprendizagem do aluno para posteriormente adequar as atividades de acordo com o desenvolvimento da turma, afim de que os mesmos, através da construção de suas próprias hipóteses, pudessem formar seu concerto do que e a escrita, e de como se escreve. Tratamos também de algumas noções elementares da função social da leitura e escrita, da maneira como a interação entre o leitor e autor, via texto, influencia e estabelece as relações interpessoais. Ainda com a intenção de desenvolver as competências comunicativas dos alunos, realizamos atividades com diversos portadores de textos que circulam em nossa sociedade, posteriormente abordaram-se as dificuldades no processo de aprendizagem da leitura e escrita, ou seja, os pontos negativos que norteiam esse processo, os métodos adotados pelos professores e os livros didáticos, estes tidos como um dos grandes entraves da educação, e que em sua maioria reproduz o conhecimento, desvalorizando as vivencias e experiencias dos alunos. Apos o levantamento de todas as questões pertinentes ao desenvolvimento da temática, destacamos as opiniões e sugestões dos professores, estes grandes responsáveis pelo desenvolvimento do processo de elaboração de conhecimento. Outro elemento fundamental que esse estudo buscou, foi o de evidenciar a relação do aluno no grupo, visando a elaboração coletiva do conhecimento e a relação dialógica entre a criança e o professor. Esse estudo, portanto, remete-nos a uma proposta de ensino-aprendizagem significativa entre o sujeito-aprendiz e o objeto de conhecimento, mediatizada pelo professor, onde a leitura e a escrita devem ser pensadas como um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção de conhecimento, de modo a favorecer o desenvolvimento de sua aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13206 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T11:03:40Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09 | - |
dc.date.available | 2020-07-09T11:03:40Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Aquisição da leitura | pt_BR |
dc.subject | Aquisição de escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Funções sociais de leitura | pt_BR |
dc.subject | Reading acquisition | pt_BR |
dc.subject | Acquisition of writing | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Social reading functions | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUEIROGA, Ana Maria de Morais. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Social carriers of texts and the process of acquisition of reading and writing. | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUEIROGA, Ana Maria de Morais. Portadores sociais de textos e o processo de aquisição da leitura e da escrita. 2007. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA MARIA DE MORAIS QUEIROGA . MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Ana Maria de Morais Queiroga. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.