Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | BENEDITO, A. L. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. | - |
dc.contributor.advisor1ID | AMARAL, M. G. B. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente investigação tem como objetivo primordial desenvolver junto aos alunos, atividades que suscitem a descoberta do prazer da Ieitura e o despertar do senso crítico. Portanto, optei como metodologia por desenvolver uma pesquisa exploratória, iniciando de um levantamento bibliográfico aponderando-se por base em autores renomados como: Bagno, Breves Filho, Cagliari, Dias, Ferreiro & Teberosky, Freire, Gonçalves, Jolibert, Martins e Matos entre outros, que tornou possível um maior aprofundamento da temática. Optei como instrumento de coleta de dados a analise das observações vivenciadas em sala de aula, o que favoreceu uma visão panorâmica dos principais desafios encontrados pelos professores e alunos na aquisição da Ieitura. O que norteou a próxima ação da pesquisa com possíveis intervenções. Da qual passei a desenvolver um projeto de Ieitura com estrategias diversificadas, procurando envolver todos os discentes e docentes de forma espontânea e prazerosa, considerando sempre a razão primordial dessa pesquisa em redirecionar as ações pedagógicas desenvolvidas em sala de aula, como também proporcionar possíveis soluções para o ensino-aprendizagem da Ieitura e da escrita. A partir dos estudos realizados torna-se cada vez mais evidente a necessidade de se investir no capital humano, tanto dos docentes, quanto da equipe de apoio pedagógico, para juntos sermos conhecedores das mudanças propostas no âmbito educacional, oferecendo um desenvolvimento coletivo e reflexivo ligando a realidade do educador, educando e comunidade para juntos vivenciarmos acoes para toda formação educacional do estudante e para a formação de cidadãos no mundo. Só assim podemos formar sujeitos conscientes, críticos e reflexivos da sua atuação e participação ativa no mundo em que vivemos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2007-05-10 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13205 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T10:49:50Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09 | - |
dc.date.available | 2020-07-09T10:49:50Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação de leitores | pt_BR |
dc.subject | Prática docente - leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Leitura - linguagem | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing-learning | pt_BR |
dc.subject | Readers training | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice - reading and writing | pt_BR |
dc.subject | Reading - language | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and writing: the challenges experienced by teachers in the training process and readers. | pt_BR |
dc.identifier.citation | BENEDITO, Ana Lúcia Gomes Braga. Leitura e escrita: os desafios vivenciados pelos professores no processo de formação e leitores. 2007. 57f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia). Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ANA LÚCIA GOMES BRAGA BENEDITO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2007.pdf | Ana Lúcia Gomes Braga Benedito. Monografia Pedagogia. CFP 2007. | 2.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.