Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MOREIRA, M. A. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | TORRES, Antônia Lis de Maria Martins. | - |
dc.contributor.advisor1ID | TORRES, A. L. M. M. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0290068964313599 | pt_BR |
dc.contributor.advisor2 | CAMPOS, Maria de Lourdes | - |
dc.contributor.advisor2ID | CAMPOS, M. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes | http://lattes.cnpq.br/709435374248625 | pt_BR |
dc.description.resumo | A temática "Redimensionando o Processo da Leitura e da Escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Alves de Farias" aborda informações sobre as praticas pedagógicas dos docentes e discentes em relação a leitura e escrita, e como a mesma precisa ser trabalhada nas series iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Antonio Alves de Farias, na cidade de Baixio - Ceara, com o objetivo analisar a importância da diversidade metodológica na pratica da leitura em sala de aula, visando compreender a relevância desse tema nos dias atuais na vida das pessoas. Dessa forma, nosso trabalho e fundamentado teoricamente na visão de vários autores, como Freire, Foucambert, Martins, Ferreiro, Zilberman, dentre outros que defendem a leitura e a escrita como um dos mecanismos que auxiliam na aquisição do conhecimento e na formação de cidadãos críticos. Os dados foram coletados através de questionário como forma melhor compreender a atuação dos docentes em sala de aula e assim analisar o desempenho dos discentes. Observamos que os professores ainda enfrentam dificuldades para trabalhar a temática em questão, porque hoje existem vários fatores que interferem no desenvolvimento desse processo, como a mídia, locadoras e ate mesmo a família que na maioria das vezes não favorece o exercício dessa pratica. Portanto, este estudo possibilitou a nossa compreensão em relação ao desempenho do aluno, que esta diretamente relacionado com o meio em que este educando esteja inserido. Desse modo, cabe a nos educadores desenvolvermos uma pratica pedagógica que mobilize a sociedade "demonstrando que e possível mudar". Freire (1996; p. 112). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-03 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13194 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T14:19:04Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T14:19:04Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject | Escola e leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Reading and writing | pt_BR |
dc.subject | School and reading | pt_BR |
dc.subject | Teaching practice | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Resizing the reading and writing process at the Antônio Alves Farias Municipal Elementary School. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Maria Aparecida Gomes. Redimensionando o processo da leitura e da escrita na Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Alves Farias. 49f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA APARECIDA GOMES MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Maria Aparecida Gomes Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.