Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13193
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | CAVALCANTE, Z. A. G. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CAMPOS, Maria de Lourdes. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CAMPOS, M. L. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/709435374248625 | pt_BR |
dc.description.resumo | O estudo da temática, Leitura na Escola: ressignificando a pratica educativa, foi desenvolvido na Escola "Joaquina Amelia de Sá" em Aparecida-PB, com o objetivo de analisar o processo de leitura e os fatores que dificultam o desenvolvimento do ensino da leitura. Para realização do estudo optamos por uma pesquisa de caráter exploratório, objetivando uma primeira aproximação com o tema. Utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário com questões objetivas e subjetivas. Observa-se que as dificuldades de leitura dos alunos vem sendo detectadas desde muitas décadas, e a cada dia percebe-se o quanto e difícil preparar alunos leitores. O estudo aponta que os principais entraves do processo de leitura se dar pela falta de interesse do aluno, pouco incentivo da família, estrategias inadequadas de leituras que não atraem a atenção do aluno, poucos recursos didáticos e a falta de planejamento adequado para superarem estas dificuldades. Esta realidade exige que os educadores não devam camuflar uma problemática tao seria, mas traçar metas que venham estimular e despertar no aluno o prazer e o gosto pela leitura. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Leitura na escola: ressignificando a prática educativa. | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13193 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T11:16:43Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T11:16:43Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de leitura | pt_BR |
dc.subject | Formação do leitor | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Reading teaching | pt_BR |
dc.subject | Reader training | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading and school: giving a new meaning to educational practice. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Zuleide Alves Galvão. Leitura e escola: ressignificando a prática educativa. 2008. 44f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ZULEIDE ALVES GALVÃO CAVALCANTE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Zuleide Alves Galvão Cavalcante. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.