Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | FRANÇA, R. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5935596024133593 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo visou analisar as questões envolvidas nas atividades em sala de aula utilizando o jogo de Xadrez como instrumento pedagógico, tendo em vista identificar de que forma essa pratica vem a proporcionar o desenvolvimento intelectual do educando, bem como a interdisciplinaridade. Para essa analise, fez-se necessário o envolvimento de sujeitos com idade escolar de 9 a 12 anos, do 5° ano da escola escolhida para sua realização. A metodologia usada, para isso foi um estudo de caso, na perspectiva da pesquisa qualitativa, cuja a observação da atuação dos sujeitos envolvidos e uso de entrevistas com estes, veio a proporcionar subsídios de significativa valia para essa analise. Para o embasamento desse trabalho foi feito um aparato metodológico baseado na teoria piagetiana, tomando como referencias estudos realizados por profissionais e teóricos da educação no Brasil, bem como publicações da imprensa acerca de experiencias com o jogo nas escolas desse pais. Os resultados dessa pesquisa, parecem indicar que o uso do Xadrez como instrumento pedagógico pode viabilizar o aprimoramento da capacidade cognitiva dos sujeitos envolvidos, alem de oferecer condições para facilitar suas formas de estudar. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-05 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13190 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-08T10:45:33Z | - |
dc.date.available | 2020-07-08 | - |
dc.date.available | 2020-07-08T10:45:33Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Jogo de xadrez | pt_BR |
dc.subject | Instrumento pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Teoria Piagetiana | pt_BR |
dc.subject | Xadrez e a escola | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.subject | Chess game | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical tool | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinarity | pt_BR |
dc.subject | Piagetian theory | pt_BR |
dc.subject | Chess and the school | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | FRANÇA, Rejaneide de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The game of chess as a pedagogical tool. | pt_BR |
dc.identifier.citation | FRANÇA, Rejaneide de. O jogo de xadrez como instrumento pedagógico. 2008. 35f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
REJANEIDE DE FRANÇA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Rejaneide de França. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 1.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.