Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187
Title: | Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. |
Other Titles: | Evaluation in the teaching and learning process: implications and possibilities in the daily life of the school. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Maria Teodoro de. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | CAMPOS, Maria de Lourdes. |
Keywords: | Avaliação escolar;Prática avaliativa docente;Docentes - prática pedagógica;Trabalho pedagógico;School evaluation;Teaching evaluative practice;Teachers - pedagogical practice;Pedagogical work |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Maria Teodoro de. Avaliação no processo de ensino e aprendizagem: implicações e possibilidades no cotidiano da escola. 2008. 30f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho consiste numa investigação teórica e de campo realizada na escola pública do Ensino Fundamental Rômulo Pires, na cidade de Sousa - PB. A partir deste trabalho, objetivamos compreender e refletir sobre as praticas avaliativas docentes, no intuito de contribuir para o alcance dos objetivos do trabalho pedagógico na escola, na busca pela melhor qualidade da Educação. A primeira parte do nosso trabalho destaca os principais pensamentos de alguns teóricos a respeito do tema: Avaliação escolar, destacando suas diferentes posições acerta do assunto. Os subtítulos estão divididos em: Concepções de avaliação; função pedagógico-didática; funções de controle e caracterização da avaliação. Na segunda parte, relatamos sobre as experiencias do estagio, a aplicação dos questionários aos professores da escola, bem como seus posicionamentos referentes a avaliação escolar e suas praticas avaliativas. Destacamos as metodologias utilizadas em cada encontro, que se deu a partir de um planejamento sobre os textos a serem discutidos junto aos professores da referida escola, cujos textos nos subsidiaram na compreensão geral a respeito do tema em questão. Diante da postura dos professores da escola, conseguimos realizar este trabalho de pesquisa mediante o esforço de compreender melhor as questões envolvidas no processo de avaliação escolar. Por fim, apresentamos nossas considerações finais acerca do estudo realizado, que caracterizam os pontos principais e relevantes da investigação de campo. |
Keywords: | Avaliação escolar Prática avaliativa docente Docentes - prática pedagógica Trabalho pedagógico School evaluation Teaching evaluative practice Teachers - pedagogical practice Pedagogical work |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13187 |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MARIA TEODORO DE OLIVEIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Maria Teodoro de Oliveira. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 1.45 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.