Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13171
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | MOREIRA, L. R. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6763125706111738 | pt_BR |
dc.description.resumo | A leitura torna-se elemento essencial na subjetivização da comunicação e na propagação da linguagem, já que atinge boa parte da população. Contudo, esse meio de transmissão cultural, apresenta-se de forma variada, de acordo com os grupos culturais a que pertence. Subsidiando-se de diversas concepções, a questão da qualidade da leitura e claramente observada a partir da analise do índice socioeconômico do seu meio, que definira de que forma a leitura chegara ao individuo, ou seja, quanta mais alto o nível, melhor a qualidade da leitura. Ainda podendo destacar outros fatores igualmente importantes no processo de emissão do saber através da leitura, pode-se destacar, alem do interesse do individuo, a escola, o professor e o meio no qual ele esta inserido. Para que a leitura não passe somente pelos olhos, e necessário que haja uma compreensão do que foi lido; esse processo decorre da relação entre autor e leitor, onde o texto e elemento intermediário, que, apos a transmissão da linguagem, encarregara o receptor de questionar as ideias e tirar sua reflexões. Este trabalho objetiva analisar a leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento, a principio foi utilizado um questionário contendo questões abertas e fechadas com uma amostra de 04 professores das series iniciais do ensino fundamental; realizou-se ainda um estagio, onde foram trabalhados textos para discussão, reflexão e sugestões. Através deste estagio foi possível verificar o posicionamento dos professores a respeito da temática. Dos quatro profissionais sujeitos da pesquisa 03 atuam a mais de 10 anos como profissional e apenas 1 atua a menos de 10 anos. A faixa etária destes professores compreende entre 30 - 45 anos de idade. Apenas um dos quatros professores possui o magistério, já os demais possuem graduação em Pedagogia. Conclui-se, contudo, que o educador deve propiciar um ambiente acolhedor e adequado ao ato de ler, na biblioteca, na sala de leitura, e na safa de aula (com o cantinho de leitura). Nesses três espaços, o mobiliário deve estar adequado: As estantes devem ser baixas, para que o aluno possa alcançar o livro no momento de apanha-lo. As mesas e cadeiras devem estar adequadas ao tamanho dos alunos. O acervo de livros deve ser bem variado, estar classificado de acordo com o tipo de leitura, isto e, o gênero textual e devem estar em boas condições de uso. O aluno deve se sentir a vontade nestes espaços para que fique motivado a ler. Alem dos livros, esses espaços podem oferecer textos diversos como charges e textos de jornais e revistas, receitas culinárias, adivinhações e outros, dispostos dentro de uma caixa (a caixa de leitura). Esses textos devem ser disponibilizados aos alunos. O educador deve trabalhar a leitura com o aluno, de modo que este se tome um Ieitor critico e depois um autor critico. Para tal, devera oferecer todos os elementos citados acima. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | A leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13171 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T16:00:55Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T16:00:55Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de leitura | pt_BR |
dc.subject | Leitor- estágio e formação | pt_BR |
dc.subject | Leitura- construção do cidadão | pt_BR |
dc.subject | Reading | pt_BR |
dc.subject | Learning to read | pt_BR |
dc.subject | Reader - internship and training | pt_BR |
dc.subject | Reading - construction of the citizen | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MOREIRA, Luana Ribeiro Boerato. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Reading as a process of mediation of learning and knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MOREIRA, Luana Ribeiro Boerato. A leitura como processo de mediação da aprendizagem e do conhecimento. 45f. Monografia - (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LUANA RIBEIRO BOERATO MOREIRA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Luana Ribeiro Boerato Moreira. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 5.16 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.