Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | SOUZA, J. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1124067068520914 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Maria Janete de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. J. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo intitulado "Contextualizando o conhecimento e redescobrindo a Matemática" foi desenvolvido na Escola Estadual Dom. Moisés Coelho, localizada na cidade de Cajazeiras - Pb, e objetiva compreender as principais causas do processo ensino-aprendizagem Matemática ser tido como mecânico e descontextualizado com a realidade dos educandos. Imbuídos a este objetivo procuramos realizar um resgate histórico acerca do conhecimento matemático, bem como identificar as causas pelas quais ocorrem as dificuldades no tocante a aprendizagem deste saber; verificando como os recursos didáticos podem influenciar neste processo; e também evidenciar como se da a construção do conhecimento matemático através do aspecto lúdico. Para tanto, fizemos uma pesquisa bibliográfica a luz de Kamii, Net©, Piaget, Vygostky, dentre outros, na qual investigamos algumas alternativas metodológicas que proporcionasse desmistificar alguns mitos relacionados a este saber, bem como possibilitar repensar o fazer matemático como algo vivo e dinâmico. Assim, desenvolvemos um estudo de caso referente a problemática posta, tendo em vista subsidiar tanto os docentes quanto os discentes na promoção de um ensino-aprendizagem contextualizado e acima de tudo comprometido com os interesses e necessidades dos educandos. Desta forma, acreditamos alcançar a construção de um saber matemático autônomo e interacionista, no qual a aprendizagem ocorre a partir do confronto de ideias e baseado essencialmente em atividades que façam parte da vida diária dos educandos, isto e uma aprendizagem verdadeiramente significativa. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Formação de Professores - CFP | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008-04-04 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13169 | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-06T15:20:58Z | - |
dc.date.available | 2020-07-06 | - |
dc.date.available | 2020-07-06T15:20:58Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Matemática- estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem de matemática- dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento matemática- construção | pt_BR |
dc.subject | Matemática - historicidade | pt_BR |
dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Math learning - difficulties | pt_BR |
dc.subject | Mathematical knowledge - construction | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - historicity | pt_BR |
dc.subject | Playfulness | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Josefa Carolino de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Contextualizing knowledge and rediscovering the teaching-learning process of mathematics. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Josefa Carolino de. Contextualizando o conhecimento e redescobrindo o processo ensino- aprendizagem da matemática. 56f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2008. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JOSEFA CAROLINO DE SOUZA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2008.pdf | Josefa Carolino de Souza. Monografia Pedagogia. CFP 2008. | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.